A caçada humana deflagrada pela Polícia Militar do Estado do Tocantins e Pará, que tem como objetivo prender uma quadrilha de assaltantes de bancos que está encurralada na região de mata da Colônia São Jacinto, localizada no município de Conceição do Araguaia, resultou na prisão de um integrante do bando, que causou terror na pequena e pacata cidade de Araguacema – TO.
O bandido Thiago Amaral Freire de Oliveira Souza, 28 anos, natural da cidade de Uberlândia-MG, foi preso na noite do último sábado após levar um tiro de fuzil na perna direita.
O baleamento do assaltante aconteceu durante uma troca de tiros com policiais militares do Comando de Operações Especiais-COE, do Estado do Tocantins, que estão perseguindo o bando desde o inicio da semana passada. O bandido que teve a perna atingida por um tiro de fuzil foi levado para o Hospital Regional de Redenção, onde passou por uma intervenção cirúrgica para reconstrução do osso que foi quebrado pelo projétil.
A operação conta com o apoio de policiais militares dos Batalhões de Policia Militar de Redenção e Conceição do Araguaia, e um helicóptero da Força Nacional do Tocantins, que está fazendo o patrulhamento da Colônia São Jacinto que fica localizado a cerca de 40 Km do perímetro urbano do Conceição do Araguaia.
Thiago Oliveira, contou para o Delegado Carlos Eduardo Vieira, que a quadrilha é composta por 05 assaltantes, e já praticaram diversos assaltos em cidades estado do Tocantins, Goiânia e outros estados.
O assaltante que já morou na cidade de Marabá e é foragido da Justiça de Goiânia, contou com detalhes como aconteceu o assalto, a perseguição e como ele foi baleado.
Assalto: Thiago disse que no último dia 24, após fazer um assalto a um posto na cidade e render dois policiais militares, fazendo-os de reféns, a quadrilha segui em direção ao Banco do Brasil onde dinamitou vários caixas eletrônicos da agencia, mas os mesmos tinham pouco dinheiro, eles foram em direção a outro banco onde novamente eles dinamitaram os caixas eletrônicos e carregaram uma pequena quantia em dinheiro.
Fuga: Ao serem surpreendidos por uma policial militar que estava à paisana em frente a agencia bancaria, a quadrilha trocou tiro com a policial e fugiram em direção ao porto da balsa localizada as margens do Rio Araguaia que faz a travessia para o estado do Pará, saindo no município de Santa Maria das Barreiras. A quadrilha que estava em um veiculo roubado abandonou os reféns ainda na balsa que faz a travessia da cidade de Araguacema para Santa Maria das Barreiras, que serviu como rota de fuga para os bandidos, que ao chegarem no distrito de Sariema, que fica localizada a 60 Km de Redenção, eles renderam um pecuarista e o obrigaram o mesmo, a descer com eles o rio Arraia em barco.
Perseguição: Ainda segundo o relato, os assaltantes, ao descerem pelo rio, viram a movimentação do Helicóptero da Força Nacional, e resolveram abandonar o barco nas proximidades do assentamento Campina Verde, já no município de Redenção, seguindo mata a dentro até chegar na localidade de São Jacinto, no município de Conceição do Araguaia, onde foram perseguidos por policiais militares. Na tentativa de escapar do cerco, Thiago, contou ao Delegado Carlos Eduardo, que se separou dos demais companheiros, indo em direção há uma casa onde pediu ajuda para ser levado até a cidade de Redenção, o que foi negado pelos donos da residência, voltando a se esconder na mata localizada nas proximidades da casa onde pediu ajuda.
Vasculha e Prisão: Ao fazer uma vasculha na região de Cachamorra, que fica localizada as margens da Rodovia PA 287, uma guarnição da policia militar de Conceição do Araguaia, chegou até a Fazenda Vale do Sol, onde foram informados que um homem havia saído de dentro do mato no inicio da noite pedindo ajuda para ir até Redenção, ao saber que se tratava dos bandidos, sairam a procura do elemento dentro da mata, sendo avistado pelos policiais, Thiago, efetuou alguns disparos contra os militares sendo alvejado na perna direita, por um tiro de Fuzil 556, que quebrou o osso.
Ao ser interrogado pelo Delegado Carlos Eduardo Vieira, no leito do Hospital Regional, Thiago, entregou os nomes dos seus comparsas e os vários assaltos a banco que foram feitos pela quadrilha. Para o delegado, o assaltante, disse que participou de apenas dois assaltos com o bando, que tem Paulo Henrique, conhecido por ‘’Paulo Cicatriz’’ como o mentor intelectual dos assaltos, além de Antônio Santos, ‘’Neguinho Pará’’ como principais integrantes.
Fonte: Ascom/PMTO e Carajás Noticias