Oito vereadores marcaram presença na primeira sessão da Câmara Municipal de Tocantinópolis depois das eleições municipais.
A sessão aconteceu nesta segunda-feira (15), e além dos vereadores Zullias, Filho do corujão, Vicente Morais, Márcio Kley, Mardônio Queiroz, Elson Ribeiro, e Leolinda, também marcaram presença, por enquanto como público, os recém eleitos, Buxim, e Gerri, além de mais 10 pessoas que em sua maioria sempre estão presentes acompanhando as sessões.
Durante a sessão, Filho do Corujão que foi o único dos candidatos a vereador que não conseguiu a reeleição, falou sobre sua derrota nas urnas, dizendo que cumprirá o seu mandato de forma limpa e sairá de cabeça erguida no final do ano.
A vereadora Leolinda que não concorreu neste pleito, argumentou sobre a situação do companheiro Filho do Corujão dizendo que mesmo não tendo conseguido vencer a disputa, ele sempre será bem visto na sociedade Tocantinopolina. A vereadora Leolinda também aproveitou e parabenizou o futuro vereador Buxim e Gerri, citando que por ser humilde o representante do Povoado Ribeirãozinho conseguiu o respaldo do povo e assim conseguiu sua eleição. A vereadora lembrou que muitos dizem que foi ela que o elegeu, mas, ressaltou: "O povo que gostou dele, por causa de sua humildade como pessoa, então, só peço que ele faça um bom trabalho", finalizou Leolinda.
Na seqüência falou o vereador reeleito Mardônio que agradeceu pelas palavras de apoio dos companheiros e disse: "Ninguém é eterno aqui na câmara", e continuando pediu força ao vereador Filho do Corujão citando que "uma campanha não é coisa fácil, pois os candidatos terminam a disputa num grau de exaustão imenso, sem falar da pressão psicológica". Finalizando, Mardônio lembrou aos presentes que quem escolhe os vereadores é o povo, e confessou que ficou surpreso com a derrota do companheiro.
Aproveitando do direito de se expressar novamente nas "vozes das lideranças", Mardônio aproveitou o momento e pediu que os nobres pares presentes aprovassem uma solicitação que seria proposta por ele para que a Secretária de Assistência Social, Maria das Graças C. de Sousa, a "Dona Graça", como é mais conhecida, para que a mesma venha dar os devidos agradecimentos a casa de leis sobre o porque de muitas famílias que possuem 3 ou 4 filhos no município de Tocantinópolis já estarem cadastradas e não possuírem o benefício do governo federal, se referindo ao "Bolsa Família". Fato este que o vereador averiguou "in Loco" durante suas andanças pela cidade e povoados durante sua campanha.
No final de sua fala, Mardônio parabenizou o também vereador Márcio Kley, por ter tido a coragem de se candidatar a vice-prefeito numa chapa cheia de problemas jurídicos como a que ele estava, e encerrando disse que se Márcio tivesse se candidatado a vereador com certeza teria seu lugar garantido na câmara já que ele foi uma das peças principais da coligação a qual ele fazia parte, que conseguiu quase quatro mil votos.
O vereador Vicente Morais falou aos presentes onde fez questão de parabenizar aos professores pelo seu dia, na pessoa do vereador e companheiro Zullias que também é professor, e também parabenizou ao Buxim e Gerri por terem conseguido a consagração nas urnas, e como os outros lembrou do companheiro Filho do Corujão dizendo: "Força Filho, não abaixe a cabeça, pois quando uma janela se fecha para agente, Deus abre uma porta".
Gideon Lourenço que também foi reeleito, também fez uso da palavra, agradecendo a presença de todos e parabenizando os novos vereadores por sua vitória.
Por ultimo, foi a vez do atual presidente Zullias Amoury, um dos reeleitos nesta campanha. "É vivendo e aprendendo, porque a política é uma caixinha de surpresas, porque o vereador Filho não teve o respaldo do povo pelo seu trabalho prestado durante o seu mandato". Lembrou o presidente.
Em outro trecho Zullias lembrou que o eleitor as vezes engana o candidato, dizendo que o apóia e não é verdade. "Faltou malícia ao Filho, porque muitas vezes agente tem que confiar desconfiando, Ainda me lembro das inúmeras viagens que o vereador fez com o povo em seu carro transportando doentes para Araguaína e Augustinópolis".
Amoury voltou-se então para os eleitos presentes na platéia, falando o seguinte: "Buxim tinha que vir mesmo, porque sempre foi vereador sem remuneração e tinha que vir". Ainda durante sua fala o presidente disse que tinha convicção de que Mardônio seria reeleito. "Mardônio é um guerreiro e tático, e mesmo com dificuldades foi premiado com a vitória". Sobre Márcio Kley que não fará mais parte dos vereadores no ano que vem, Zullias apenas falou que o vereador estava de parabéns pelos 3.933 votos conseguidos pela sua coligação na majoritária e que muitos daqueles votos eram de responsabilidade de Márcio.
Ao finalizar seu discurso, Zullias agradeceu a presença de todos os que ali estavam e em especial a esposa de um dos vereadores por estar presente e disse: "Não poderia esquecer também de citar as nossas esposas que sofrem muito durante toda a campanha, são elas que passam por situações inusitadas ao nosso lado". Encerrou o presidente convidando a todos para a próxima sessão.