O governador Siqueira Campos quer recuar da adesão voluntária do Tocantins a adoção do horário de verão, instituída na última terça-feira (15), por meio de decreto presidencial. Na quarta-feira, por meio de nota, o governo do Estado informou que enviou um ofício a presidência da República e ao ministro de Minas e Energia, Edison Lobão, solicitando a exclusão do Tocantins do sistema do horário de verão.
Questionado se haveria tempo hábil para reverter a medida, visto que o horário de verão passa a valer no próximo sábado, o Ministério de Minas e Energia, informou que havendo o pleito por parte do Estado antes do sábado, o órgão iria avaliar a solicitação e decidir. Esta é a segunda vez que o Tocantins participa do horário: a primeira foi em 2002.
O pedido de inclusão do Tocantins foi feito pelo governador Siqueira Campos, ainda em junho deste ano, sob a alegação de que o estado ficasse em conformidade com Brasília, além de alegar o anseio do comércio e indústria. Na nota enviada a imprensa, informando o pedido de exclusão do Estado, o governo utilizou a mesma justificativa que sustentou a inclusão. Renan Arimatéria, secretário da Casa Civil e Vicentinho Alves, vão hoje a Brasília fazer as tratativas para a exclusão do Estado do horário de verão. A Fecomércio informou que nenhuma solicitação com relação ao horário de verão foi feita pela federação ao governo.
Julliana Ribeiro/JT