A Beira Rio de Tocantinópolis ficou mais triste, pois morreu nesta sexta-feira (19), José de Ribamar Viana Nobre, o popular "Viana da Peixaria".
Viana era natural da cidade de Pastos Bons-MA. Mas, Tocantinopolino de corpo, alma e coração. Após se sentir mal, foi levado para o hospital municipal, e como sua situação complicou, os médicos acharam melhor encaminhá-lo para Araguaína. Segundo informações lá foi internado na UTI, pois havia tido um infarto. Os médicos o entubarão, mas, ás 09 horas da manhã ele não resistiu e faleceu.
Viana era um fanático por futebol, tanto que foi convidado a tomar de conta do Bar da Sede do TEC, local onde trabalhou por alguns anos. Só que como diz o ditado, "Peixe não vive fora d'água", no caso de Viana ele não conseguia viver longe da água e voltou para a beira do velho Rio Tocantins que tanto pescou. Para quem não sabia, além de ótimo cozinheiro como sua esposa Dona Carmé, Viana foi um pescador de mão cheia, pescava tanto peixe que resolveu fazer uma peixaria para vender seu pescado sem precisar de atravessadores. Começou na própria Rua do Matadouro em um salão construído no fundo de sua residência e pouco depois foi parar no cais principal, para toma de conta daquele que hoje é a mais famosa lanchonete da cidade, "lanchonete do viana", onde ele com sua fiel companheira vende suas comidas caseiras tanto apreciadas pelos clientes. Lá os dois vendem do peixe de todo tipo, ao chambaril. Da panelada á carne de porco e assado de panela.
Viana estava com 61 anos e tinha um vigor para o trabalho incomparável, pois abria sua lanchonete todos os dias da semana sem distinção de feriado. Com ele não tinha tempo ruim, brincava com todo mundo, mas, também sabia falar sério com os "bebinhos" que por lá ficam pedindo uma dose pra um e outro. Viana brigava com eles, mais o coração mole nunca deixou nenhum com fome.
Seu corpo está sendo velado na própria residência da família na Rua do Matadouro nº 161 e seu corpo será enterrado neste sábado (20), as 09 horas da manhã.