40 pescadores já receberam uma embarcação cada, "casco mais motor", de um total de 150 que também serão contemplados com freezers para guardar o pescado conseguido.
Através de um esforço muito grande do atual presidente da Colônia de Pescadores Z-7 de Tocantinópolis João Aroldo Gomes de Almeida, os primeiros 40 contemplados receberam nesta ultima sexta-feira (19), os barcos e motores para assim conseguirem trabalhar melhor durante o período de pesca no Rio Tocantins.
Os barcos estão sendo financiados pelo BASA (Banco da Amazônia S.A.), através do PRONAF (Programa Nacional de Fortalecimento da Agricultura Familiar), com juros de 1% ao ano, e para melhorar ainda mais a forma de pagamentos, os pescadores que se cadastraram para receber o barco novo só pagam uma parcela por ano pela embarcação.
O pescador que não tiver o freezer para estocar o pescado também poderá optar por financiar um junto com o barco, e para facilitar mais ainda a vida destes pescadores, a colônia Z-7 conta ainda com uma geleira que funciona 24 horas por dia ao lado da sede, produzindo gelo suficiente para abastecer a todos os 760 pescadores desta colônia.
"O gelo é vendido pelo valor de R$ 0,30 (trinta centavos) o quilo para os pescadores, é muita facilidade, e com os barcos e os freezers, melhorou mais ainda para eles". Disse Aroldo.
Para conseguir esta facilidade de pagamento para os pescadores, Aroldo nos explicou que cadastrou os pescadores como "produtores de alimentos", e assim conseguiram o financiamento a longo prazo.
"Já estamos entrando em contato com a Marinha para que a mesma possa devidamente habilitá-los ou renovar os que tiverem com a licença vencida, e também faremos uma capacitação com todos eles para que assim possam cuidar melhor dos freezers e das embarcações". Finalizou João Aroldo.