O candidato a vereador pelo PMN Antonio Pereira de Sousa, mais conhecido como "Antonio da Horta" que disputou a uma das vagas na câmara de Tocantinópolis registrou boletim de ocorrência denunciando que haviam feitos santinhos com seu nome na frente e no verso número de outros candidatos.
Antonio da Horta contou na delegacia quando estava registrando o Boletim de Ocorrências que no dia da eleição pessoas estavam entregando santinhos que continham o seu rosto na frente, mas, no verso que servia como uma cola para o eleitor levar consigo para ajudá-lo a votar, tinha o número de outro candidato. (Clique Aqui para ver cópia do B.O.)
Antonio explicou que só ficou sabendo do acontecido no outro dia após a eleição e surpreso, correu atrás de provas para denunciar o acontecido, só que dos dois candidatos cujos números apareciam no verso do santinho de Antonio, somente uma prova foi encontrada, um santinho com o número da candidata Vera Lúcia Martins de Oliveira, a "Vera do Valdenor" que concorria na mesma chapa a que pertencia Antonio da Horta, só que da coligação Tocantinópolis em Boas Mãos "A", e Antonio fazia parte da "B".
O candidato se diz indignado e culpa o fato como uma das principais causas de sua derrota nas urnas, já que ele contou que esperava um número bem maior do que o que teve nas urnas. Antonio disse ainda que não acredita que a sujeira tenha vindo da candidata Vera do Valdenor, porque sabe que ela não faria isso, mas, o golpe deve ter partido de outro candidato que queria derrubá-lo e fez com o número da Vera somente para despitar.
Essa é a segunda vez que Antonio concorre a uma vaga na câmara de Tocantinópolis. A primeira aconteceu em 2008 quando conseguiu 108 votos ficando em 30º lugar. Nesta eleição o candidato subiu de produção já que desde a ultima derrota vinha fazendo campanha para esta de 2012 onde conseguiu mais que dobrar os seus votos alcançando 233 nesta.
Refazendo os cálculos, fizemos uma estimativa de que se os 128 votos atribuídos a Vera do Valdenor nesta campanha fossem para o candidato reclamante Antonio da Horta, ele alcançaria a quantidade de 361 votos, e mesmo assim não conseguiria se eleger.
O outro candidato que alguns eleitores dizem terem visto o número nos santinhos de Antonio da Horta, conseguiu se eleger, mas, não foi citado pelo motivo de que não encontraram nenhum santinho que provasse a veracidade da denuncia.
O mesmo problema com números trocados aconteceu com o vereador recém reeleito Zullias Amoury (DEM), que também encontrou santinhos com sua foto na frente e no verso "cola para a urna" constava o número do candidato Osmarinho (PSDB). Zullias não fez boletim de ocorrências, mas, eleitores seus fizeram questão de trazer até a redação do Tocnoticias para também denunciar o caso.
Vejam Abaixo o Vídeo feito por um eleitor de Antonio da Horta que encontrou um santinho e postou na internet: