O Diretor do Hospital José Sabóia de Tocantinópolis, emitiu nesta ultima sexta-feira (27), uma Nota á Imprensa explicando os fatos sobre o atendimento feito ao senhor Cosmo Damasceno Ribeiro.
Na nota, o diretor administrativo Jeferson Farias de Oliveira explicou que no momento do acontecido duas das três ambulâncias estavam em viajem para a cidade de Araguaína transportando pacientes, e inclusive nos fornece cópias dos Boletins Diários de Tráfego dos veículos que estavam sendo usados. Nestes boletim, mostra que o veículo Fiat Doblô havia saído de Tocantinópolis ás 09h33min com km marcando 194076 e chegado a Araguaína ás 11h38min com km 194230. Este mesmo veículo só retornou para Tocantinópolis ás 14h15min, demora esta explicada pelo senhor Jeferson que as ambulâncias só saem quando deixam o paciente encaminhado devidamente internado no hospital de destino. Segundo o Boletim, este veículo chegou ao hospital José Sabóia as 16h06min com km 194388 e estava sendo dirigido pelo motorista José de Ribamar. (Clique Aqui e Veja Cópia do Boletim)
Antes do referido acidente, a outra ambulância do hospital, Fiat Picanto, também havia saído de Tocantinópolis dirigida pelo motorista Carlos S. Rabelo ás 11h25min, com km 254609, chegando em Araguaína, ás 13h00min com km marcando 254754, e voltado novamente para seu ponto de partida ás 13h40min chegando ás 16h58min marcando na quilometragem 257940. (Clique Aqui e Veja Cópia deste Boletim)
Jeferson fez questão de evidenciar que a secretaria de saúde possui uma terceira ambulância que eles chamam de Vovozinha, por ser mais antiga, e que as usam para atendimento interno, como transportar doentes de suas casas para o hospital quando acionados e socorrer vitimas de acidentes.
Portanto na sexta-feira (27), só havia esta ambulância no hospital, porém, quando a polícia militar chegou para avisar sobre o acidente já aproveitaram e levaram a maca e o Auxiliar de enfermagem Mauricio Paiva de Oliveira para fazer os primeiros atendimentos ao acidentado enquanto o motorista da ambulância era acionado para buscar o enfermo.
Como o atendimento feito pelo enfermeiro foi rápido, os que estavam envolvidos no socorro á vitima resolveram aproveitar o veículo do senhor Paulo Rubens para agilizar e transportar o acidentado para o hospital, sendo que a ambulância chegou um minuto depois que a vítima havia sido transportada.
O diretor explicou ainda que ao chegar no hospital o paciente foi devidamente atendido e que Após ser constatado através de exames de Raio-X, que o Sr. Cosmo Damasceno Ribeiro estavam com uma fratura na perna direita, o mesmo foi devidamente encaminhado em uma ambulância do município dirigida pelo motorista Hidelbrando
Serafim de Sousa para o setor de ortopedia do hospital Regional em Araguaína, onde já o esperavam para os primeiros procedimentos.
Jeferson adiantou também que o hospital tem uma escala fixa para os motoristas trabalharem, ficando sempre dois de plantão 24 horas e um de sobreaviso. (Clique Aqui para Ver a Escala)
Vejam Abaixo a Nota Emitida pela Direção do Hospital.