Por iniciativa do senador Marco Antônio Costa (PSD-TO), o Plenário do Senado aprovou em tempo recorde o Projeto de Resolução que autoriza a contratação de empréstimo internacional no valor de US$ 143 milhões para o financiamento do "Projeto de Infraestrutura Rodoviária - PIER" do estado de Tocantins.
O Requerimento para a apreciação em Plenário em regime de urgência, de autoria do senador, foi aprovado pela Comissão de Assuntos Econômicos (CAE) na manhã desta quarta-feira, 31, e após reunião com o presidente da Casa, senador José Sarney (PMDB-AP), a pauta foi incluída na ordem do dia.
O empréstimo internacional solicitado pelo Estado será oferecido pelos Bancos Bilbão Vizcaya Argentaria S.A., Milan Branch - BBVA e Deutsche Bank S.P.A, com garantia da República Federativa do Brasil.
Para Marco Antônio Costa, o empréstimo será de grande importância para a progressão de Tocantins, principalmente no que diz respeito ao transporte de grãos. “O Estado é fundamentalmente permeado pelas águas, o que, em alguns casos, isola algumas regiões. Por isso o Estado acerta em executar obras que vão dar acesso a uma vasta quantidade de terras férteis e à produção de grãos”, disse o senador.
Ascom/Senador Marco Antônio Costa