Tocantinópolis - TO
TOCNOTÍCIAS Vocês Fazem a Notícia, Nós Apenas Divulgamos!
Siga-nos
Facebook Youtube Twitter

Em Araguaína, Sindicalista é Encontrado Morto Amarrado Dentro de Casa

Data do post: 08/11/2012 16:11:12 - Visualizações: (2112)

O presidente do Sindicato dos Trabalhadores em Educação no Estado do Tocantins (sintet) em Araguaína, Fabriciano Borges, 38 anos, foi encontrado morto na manhã desta quinta-feira (8), em sua residência no Setor Raizal, na cidade de Araguaína.

        De acordo com informações colhidas no local, a empregada que trabalhava em sua casa foi a primeira pessoa a vê-lo morto. Fabriciano, foi encontrado estrangulado no chão com uma corda no pescoço tendo ainda os pés amarrados com um cinto e fios de energia e as mãos atadas com um fio de extensão e estava vestido apenas com uma roupa íntima.

        Segundo o delegado da Polícia Civil, Fernando Rizério Jayme, que está acompanhando o caso, foi encontrado sobre o corpo de Fabriciano, um envelope de cor amarela onde estava escrito a palavra "Caguete", e que o mesmo continha documentos, que a polícia ainda irá investigar.

            Representantes do Sintet que estiveram no local do assassinato, afirmaram que Fabriciano foi visto vivo pela última vez na noite desta ultima quarta-feira (07), quando participou de uma reunião do Sindicato.

            Até o momento, a polícia não identificou suspeitos do crime. De acordo com amigos, Fabriciano não teria comentado nada sobre qualquer ameaça ou prováveis inimigos. Fabriciano Borges era solteiro, morava sozinho e não tinha filhos.

            BILHETE

        O delegado titular da 3ª delegacia de Santa Fé do Araguaia, Aragominas e Muricilândia, Fernando Rizerio Jaimy é o responsável pela investigação do assassinato do líder sindical, e contou que esteve no local do crime onde o corpo foi encontrado enforcado com os pés e mãos amarrados. O delegado disse também que não houve vestígios de tiros nem de violência física. “Foi encontrado um envelope em cima do corpo escrito caguete”, revelou. A expressão "caguete" se refere ao termo alcaguete que significa delator ou aquele que denuncia atividade ou procedimento ilícito de alguém.

            Mesmo com os indícios de crime encomendado o delegado foi cauteloso e afirmou que está começando a investigar pelas linhas mais prováveis. No local do crime não foram encontrados o celular nem o notebook da vítima. A TV estava ligada, segundo afirmou o delegado.

            A delegacia já pediu cinco laudos que devem ficar prontos em 10 dias. O inquérito  tem prazo de conclusão de 30 dias. “ Quero concluir dentro do prazo. Esse tipo de investigação é demorada”, frisou. A investigação será com base nos laudos e nos vestígios encontrados no local do crime. "Há inúmeras suspeitas, pois ele era muito influente", disse. A vítima também era militante do movimento LGBT.

            Vários políticos e entidades enviaram nota de pesar sobre a morte do sindicalista que podem ser vista abaixo:

            Deputada Professora Dorinha

            Nota de pesar

            É com grande pesar que recebo a notícia da trágica morte de Fabriciano Correia, importante liderança sindical na região de Araguaína. Como militante e membro do Sintet, Fabriciano participou de importantes ações visando os direitos dos trabalhadores em Educação do Tocantins.

            Neste momento triste, deixo meu apoio aos membros do Sintet e oro a Deus para que a sua família seja confortada.

Deputada Professora Dorinha Seabra Rezende

            SINTET

            “É com grande pesar que o SINTET comunica o falecimento do companheiro e dirigente sindical Fabriciano Borges Correa, presidente do SINTET Regional de Araguaína. Fabriciano foi assassinado, encontrado morto na manhã desta quinta-feira, 8, na residência dele, em Araguaína.

            Fabriciano era natural de Floriano, Piauí, e militava há mais de dez anos pelos direitos e valorização da Educação e dos Educadores no Tocantins.

            Professor das redes pública municipal e estadual, diretor de Saúde do Trabalhador do SINTET central e atualmente também presidente do SINTET Regional de Araguaína, conselheiro municipal da Educação de Araguaína, conselheiro do FUNDEB e diretor da UNCME- União Nacional dos Conselhos Municipais de Educação.

            A polícia realizou perícia e trabalhará com várias linhas de investigações.

            O presidente do SINTET, José Roque Santiago, ainda abalado, informa não apontar nenhuma hipótese do crime, que acompanhará as investigações da Polícia e cobrará justiça para encontrar e punir o/os culpado/s.

            Prefeito Valuar Barros

            “Toda a sociedade de Araguaína perde muito com a morte do sindicalista Fabriciano Borges Correia. Homem atuante, fez muito ao longo de seus 39 anos de vida, e vinha desempenhando um trabalho hercúleo a frente do SINTET – Sindicato dos Trabalhadores em Educação no Estado do Tocantins.

            Espero em Deus que seus familiares possam suportar a dor de perder um ente tão querido".

Félix Valuar de Sousa Barros

Prefeito de Araguaína.

 

            Deputado Zé Roberto

            “É com imenso pesar que o deputado Estadual Zé Roberto comunica o falecimento do companheiro e militante do Partido dos Trabalhadores, Fabriciano Correia Borges, encontrado morto em sua residência na manhã desta quinta-feira (8), em Araguaína".

            "É com muito pesar e lamento que faço esse registro. Fabriciano era uma pessoa querida em nosso meio e um grande militante político e sindical. Vou cobrar empenho da Polícia Civil para que este crime não fique impune. Nosso sentimento à família e amigos", disse o parlamentar durante sessão na AL nesta manhã.

            Fabriciano Borges tinha 39 anos, natural de Floriano (PI), era professor das redes pública municipal e estadual, diretor de Saúde do Trabalhador do SINTET central, presidente do SINTET Regional de Araguaína, conselheiro municipal da Educação de Araguaína, diretor da UNCME- União Nacional dos Conselhos Municipais de Educação, conselheiro do FUNDEB e membro da Executiva Municipal e Estadual do Partido dos Trabalhadores.

            Deputado Jorge Frederico

            "Foi com profundo pesar que recebi na manhã desta quinta-feira, 8, a notícia da morte do presidente do SINTET - Sindicato dos Trbalhadores em Educação no Estado do Tocantins, em Araguaína, Fabriciano Borges Correia.

            Militante defensor dos interesses dos profissionais da educação foi um grande lider sindical, que teve sua vida ceifada na plenitude de seus 39 anos. Fabriciano merece ser lembrado pelas conquistas que obteve para sua categoria e pela alegria que levava aqueles que o rodeavam.

            Que seus amigos e familiares encontrem em Deus paz e serenidade para superar a dor da perda.

Jorge Frederico

Deputado Estadual

            Partido dos Trabalhadores

            O Partido dos Trabalhadores, por meio de sua Executiva Estadual e do presidente estadual do PT, Donizeti Nogueira, lamentam com muito pesar e dor o falecimento do companheiro Fabriciano Correia Borges, que foi assassinado em sua residência, em Araguaína. O corpo de Fabriciano foi encontrado nesta quinta-feira, 08, com sinais de enforcamento e com os pés e mãos amarrados.

            As condições nas quais a vida nosso companheiro foi tombada é motivo de revolta e queremos destacar que não mediremos esforços para cobrar da justiça deste estado que os culpados sejam julgados e condenados. O presidente estadual do PT, Donizeti Nogueira, está indo para Araguaína acompanhar a apuração do caso.

            O companheiro Fabriciano morava sozinho, tinha 39 anos e era natural de Floriano, no Piauí. Professor das redes pública municipal e estadual, petista e militante dos movimentos sindicais e LGBT, Fabriciano dedicou mais de 10 anos de sua vida em defesa dos direitos das trabalhadoras e trabalhadores da educação do Estado do Tocantins, atuando ativamente no Sindicato de Trabalhadores da Educação do Estado do Tocantins – SINTET, e em vários conselhos comunitários. Além de ser um petista orgânico que muito honrou o Partido dos Trabalhadores.

            Fabriciano Borges era presidente regional do Sindicato dos Trabalhadores em Educação do Estado do Tocantins – SINTET de Araguaína, diretor de Saúde do Trabalhador do SINTET Central, integrante do Conselho do Fundo Nacional de Desenvolvimento da Educação Básica – FUNDEB, conselheiro municipal da Educação de Araguaína, diretor da UNCME- União Nacional dos Conselhos Municipais de Educação, e membro da Executiva Municipal e Estadual do Partido dos Trabalhadores.

            Neste momento de dor e pesar para todos os petistas do Estado do Tocantins, transmitimos nossos sentimentos e solidariedade à família e aos amigos.

            Informaremos posteriormente o local e horário do velório e também do sepultamento.

            Prefeito de Babaçulandia

            Toda sociedade de Babaçulandia e do Estado do Tocantins perdem muito com a trágica morte do presidente da regional do SINTET – Sindicato dos Trabalhadores em Educação no Estado do Tocantins, Fabriciano Borges Correia.

            Um profissional pautado pela luta em busca dos direitos dos profissionais da educação, que deixou, sem sombra de dúvidas, um legado importante para a Educação deste Estado.

            Que seus familiares e amigos possam ter a paz necessária para passar por este momento de tamanha dor.

Franciel de Brito Gomes

Prefeito Eleito de Babaçulandia

             Presidente do PTB Araguaina

            A Educação de Araguaina e do Tocantins perdeu uma de suas referências neste dia de hoje e é com muito pesar que o PTB (Partido Trabalhista Brasileiro) de Araguaina vem a público manifestar nota de pesar sobre morte do presidente interino do SINTET – Sindicato dos Trabalhadores em Educação no Estado do Tocantins de Araguaina-TO, Prof. Fabriciano Borges Correia, e se solidariza aos familiares, amigos e colegas de trabalho, desejando que todos encontrem conforto e paz neste momento de perda, que aconteceu de forma tão prematura.

Profª Paula Zerbini

Presidente do PTB Araguaína

            Giama

            A Associação Grupo Ipê Amarelo pela Livre Orientação Sexual externa profunda tristeza, pesar e aborrecimento pela morte de Fabriciano Borges Correia, em Araguaína.

            Independentemente do motivo da morte, ressaltamos que é uma grande perda para o movimento social como um todo, considerando que Fabriciano era um ativista da educação que sabia atuar multidisciplinarmente.

            É interessante citar que, do ponto de vista antropológico, embora a homofobia seja mascarada na execução do crime por motivos como latrocínio, passionalidade, estes delitos têm características comuns, como a tortura, os métodos usados para a execução (enforcamento, espancamento, facadas, golpes de facão etc) e os locais dos crimes (na casa da vítima ou locais ermos).

            No caso específico de Fabriciano, não se pode afirmar que seja homofobia, considerando que existem elementos que apontam para outros motivos, e cabe à polícia a averiguação e uma constatação.

            Entretanto, ressaltamos que é sempre importante considerar a orientação sexual da vítima nestes casos, pois culturalmente o gay sobre homofobia, tendo que se esconder para se relacionar afetivosexualmente, fator este que o torna uma vítima mais vulnerável, podendo até mesmo ser atraído para o momento do crime sob o pretexto de um encontro.

            No Tocantins, com este caso, 31 LGBT’s já foram assassinados desde 2002, quando o Giama iniciou este referenciamento. Em apenas dois anos (2011-2012), oito gays foram mortos neste Estado, sendo que a maioria aconteceu no norte do Estado, leitura esta que nos preocupa, pois evidencia que essa região oferece mais perigo aos LGBT’s.

            SEDUC

            A Secretaria Estadual de Educação (Seduc) vem a público manifestar todo o seu pesar pela morte do presidente interino do Sindicato dos Trabalhadores em Educação no Estado do Tocantins (Sintet) da regional de Araguaína, o professor Fabriciano Borges Correa.

            Integrante do conselho do Fundo Nacional de Desenvolvimento da Educação Básica (Fundeb) de Araguaína, e membro de outros conselhos comunitários, Fabriciano deixará uma importante lacuna por todo o seu histórico de atuação política e social.

            A seduc se solidariza com seus colegas e principalmente, com os seus familiares por esta enorme perda. Ao mesmo tempo abrupta e irreparável.

Com Informações do Portal CT e Portal O Norte

2023 - TocNotícias - Todos os direito reservados.