Tocantinópolis - TO
TOCNOTÍCIAS Vocês Fazem a Notícia, Nós Apenas Divulgamos!
Siga-nos
Facebook Youtube Twitter

Os Procurados Pela Justiça de Tocantinópolis

Data do post: 14/11/2012 00:19:10 - Visualizações: (3720)

Dos seis homicídios acontecidos em 2012 na cidade de Tocantinópolis, três acusados ainda estão foragidos e são procurados pela justiça.

        No ano passado aconteceram 7 homicídios no município sendo que o ultimo foi registrado em 24 de Setembro, quando, para se defender, um pai de nome Pedro Barbosa da Cruz, mais conhecido como "Pedro Bacaba" teve que matar o filho.

            Depois deste assassinato passou-se 99 dias até acontecer um outro crime dessa natureza na cidade, quando no dia 05 de Janeiro deste ano o senhor Gilberto Afonso de Sousa, 45 anos, chegou visivelmente embriagado de moto, em um bar denominado "Zero Grau" e se sentou sem ser convidado em uma mesa onde havia dois homens e uma mulher. Na outra mesa do lado bebiam o professor Cleides Antônio Amorim com mais dois amigos, quando, segundo testemunhas o senhor Gilberto virou-se para eles e disse que naquela mesa só tinha viado. Com isso iniciou-se um bate boca entre a vítima e o acusado que terminou em agressões físicas entre os dois, participando também os dois outros rapazes que estavam na mesa de Amorim. Uma das testemunhas contou ainda que na confusão Gilberto caiu perto da moto e que ao levantar disse: “vou pegar minha chave aqui na moto e vou embora”, momento este que meteu a mão embaixo do banco da motocicleta e puxou uma faca. Com isso todos se afastaram menos Amorim, que foi atingido por um golpe mortal do lado esquerdo debaixo do braço, tendo morte instantânea.

            Gilberto, o acusado do crime, apresentou-se á Delegacia Regional de Tocantinópolis na sexta-feira (06/01), após ficar um pouco mais de 24 horas foragido, na companhia de um advogado, onde contou sua versão e foi liberado.

            39 dias depois de se apresentar na delegacia, o juiz da 1ª Vara Criminal do município, José Eustáquio de Melo Junior determinou a prisão preventiva de Gilberto, que nesta época já não estava mais na cidade e até hoje encontra-se foragido.        

            SEGUNDO ASSASSINATO DO ANO

             O segundo crime com arma contabilizado pela polícia de Tocantinópolis em 2012 aconteceu no dia 05 e Maio durante uma festa na AABB (Associação Atlética Banco do Brasil), a festa verdadeira já havia acabado, restando somente animação com som mecânico e DJ. No meio dos que ficaram, estava Marcos Vinicius Pereira Soares de 22 anos de idade, conhecido na cidade pela alcunha de “Labiga” e Natalino Ramos dos Santos, 26 anos, conhecido entre os amigos como “Natal”. Segundo testemunhas que presenciaram o crime, os dois discutiram verbalmente em tom alto depois que Labiga dançava e sem querer topou o braço no rosto da vítima, quando este partiu pra cima de “Labiga” para tomar satisfação. Depois do bate boca entre os dois, testemunhas contaram ainda que o acusado saiu do local em uma moto, voltando minutos depois, e ao chegar se dirigiu até a vitima que estava sentado onde já chegou efetuando três disparos. Natalino colocou a mão na frente como quem tentava se defender, e um dos disparos acertou-lhe o braço esquerdo, chegando a quebrar, e outro abaixo do ombro na região do “sovaco”, que provavelmente foi o tiro mortal.  Ao receber os disparos, a vítima ainda levantou-se e conseguiu segurar o braço do atirador, que se soltou. Natalino sentou-se então em uma cadeira e começou a passar mal, algumas pessoas ainda tentaram socorrê-lo, o levando ao hospital municipal, mas, a vítima já chegou ao local sem vida.

            Marcos, o atirador, fugiu em uma moto titan de cor vermelha, sem capacete de propriedade de uma pessoa que estava com ele em uma mesa e nunca mais foi encontrado pelas autoridades, e agora vive como foragido da justiça.

            Neste mesmo mês de Maio ainda aconteceu um outro assassinato, o terceiro do ano em Tocantinópolis quando Amarildo Borges Maciel na época com 19 anos, matou no dia 19/05 Terezinha de Jesus Gomes do Nascimento de 18 anos.

            O crime aconteceu por volta das 20 horas do sábado (19), quando ambos bebiam na casa da vítima que fica localizada na Vila dos Pescadores em frente ao campo de futebol do Jiruira.

            Terezinha e Amarildo tinham um relacionamento conturbado, e segundo testemunhas o casal começou a discutir porque Terezinha queria ir para um bar nas proximidades do Clube Sombra da Noite e Amarildo com ciúmes não queria deixar a vitima ir. Na discussão Amarildo acabou puxando a arma de fogo e disparando contra Terezinha, que ainda chegou a ser socorrida e levada para o Hospital Regional em Araguaína, mas, não resistiu e morreu na mesa de operação.

          Depois do acontecido o acusado se embrenhou na mata onde ficou foragido até a tarde da segunda-feira (21), quando o mesmo foi localizado pela polícia militar em uma chácara no povoado Taury pertencente a um familiar de Amarildo. Na delegacia o acusado confessou o crime, mas, alegou que a arma havia disparado quando Terezinha tentou pegá-la de sua mão.

            O 4º HOMICÍDIO

            Sessenta e dois dias depois de registrado o terceiro homicídio, a polícia militar foi acionada para atender outra ocorrência deste tipo.

            O crime aconteceu na madrugada do dia 22 de Julho, e segundo testemunhas Cleybisson Sousa Santos, 24 anos, foi aos tapas com Luiz Carlos Alves, e após serem separados, Cleibsson tomou o rumo de casa dizendo que iria voltar com uma arma, o que de fato realmente aconteceu, e ao se aproximar da vítima lhe desferiu um golpe na altura do abdômen que o deixou com as vísceras de fora.

            O acusado tentou fugir, mas, a polícia militar que havia sido acionada minutos depois fechou o cerco nas proximidades do acontecido onde prenderam o autor.

            Luiz Carlos foi socorrido e encaminhado para o hospital regional de Araguaína, mas, não resistiu e morreu a caminho.

            Depois de detido, Cleybisson Sousa Santos, natural de Tocantinópolis, foi conduzido à Delegacia de Plantão para os procedimentos cabíveis onde está preso até hoje aguardando o julgamento.

            5º Homicídio

            Este quinto crime aconteceu na Vila Jacaré no Setor Oleria, e a vítima desta vez foi João Mendes da Silva de 29 anos, que foi morto a golpes de facas nas costas e no pescoço por dois homens que até o presente momento não se conseguiu pistas de seus nomes e/ou paradeiros por falta de testemunhas, e o crime continua sendo um mistério para a polícia, que prossegue com as investigações.

            6º Assassinato

            A ultima tragédia para a família da vítima aconteceu neste ultimo Domingo (11), quando Walison Bezerra dos Santos, 31 anos, que é mais conhecido na cidade por "Tote ou Palitote", matou por motivo fútil Ronaldo Santos Silva de 37 anos com uma facada no peito.

            O crime aconteceu em um bar recém inaugurado em frente a feira coberta da cidade, quando os dois discutiram e Walison furou Ronaldo com uma facada na altura do peito que morreu na hora.

            Após matar Silva, "Tote" empreendeu fuga se embrenhando em uma mata próxima, atravessando um ribeirão e tomando rumo ignorado. A polícia imediatamente iniciou buscas ao autor do crime, mas, sem muitas informações, já que ninguém queria testemunhar ficou sem pistas do paradeiro do assassino, até que por volta das 23 horas receberam a informação de uma das moradoras do Bairro Alto da Boa Vista III, de que "Tote" havia pedido água em sua casa, e a mesma sem saber ainda do ocorrido lhe atendeu.

            A polícia militar iniciou as buscas próximo ao local onde ele havia pedido água, mas, não obtiveram êxito e o criminoso está até o fechamento desta matéria considerado foragido.

            Ronaldo é natural de Tocantinópolis e residia com sua família em Palmas, e estava na cidade visitando seus pais. Santos é ex-agente do quadro da Polícia Civil, ele trabalhou durante muitos anos na Casa de Prisão Provisória de Palmas-CPPP como agente prisional, e deixou esposa e um casal de filhos.

            Sob muita comoção os familiares e amigos de Ronaldo Santos Silva enterraram o seu corpo nesta ultima segunda-feira (12), e agora estão entalados com um grito de justiça preso na garganta na espera de que o assassino seja preso.

2023 - TocNotícias - Todos os direito reservados.