Tocantinópolis - TO
TOCNOTÍCIAS Vocês Fazem a Notícia, Nós Apenas Divulgamos!
Siga-nos
Facebook Youtube Twitter

Vereadores de Nazaré Entram na Justiça Contra Presidente da Câmara

Data do post: 26/11/2012 15:47:21 - Visualizações: (1252)

Depois da derrota nas urnas, o presidente da câmara municipal de Nazaré, Gessimar de Sousa Noleto, um dos derrotados nas urnas, tenta derrubar o prefeito através da justiça.

Foto: Tocnoticias.com.br       Como na eleição de 2008 quando o atual prefeito reeleito Clayton Paulo venceu as eleições por uma diferença de apenas um voto, seus adversários afirmavam em alto e bom som que ele nunca assumiria o cargo, o acusando de ter fraudado as eleições. Tudo não passou de blá, blá, blá e até hoje o prefeito continua respondendo pela prefeitura. Agora, novamente começou a guerra de acusações para tentar lhe tirar o cargo de prefeito, só que, desta vez o caso é diferente, pois na eleição de 2008 Clayton havia vencido com aquele único votinho que fez a diferença. Desta vez, a diferença subiu para 345 votos, podemos considerar que foi uma verdadeira taca de peão roxo.

            Para tentar vencer as eleições, o grupo encabeçado pelo atual presidente da Assembléia Legislativa do Estado do Tocantins, Raimundo Moreira, tentou de tudo. Em uma dessas tentativas desesperadas, foram contratados temporariamente na mesma semana das eleições mais de 100 funcionários para trabalhar em uma pavimentação que estava sendo feita na região, para que assim conseguissem seus votos e de suas famílias. Não deu certo! E menos de 15 dias depois das contratações, todos foram colocados para fora do emprego fictício, já que o resultado das eleições denunciou os contratados.

            O ultimo ato de desespero do grupo está agora na tentativa de rejeitar os balancetes do prefeito na câmara municipal, cujo presidente Gessimar Noleto, foi candidato a vice-prefeito na chapa derrotada, e está usando do poder de comandante da casa de leis para literalmente "bancar o terror", para conseguir a rejeição dos balancetes, e conseqüentemente evitar a diplomação de Clayton Paulo.

            Na sessão onde ocorreu a votação destes balancetes, os vereadores, apenas três presentes, número este que não dava coro para votar, rejeitaram os tais balancetes. Os demais vereadores da casa de leis, resolveram então agir e entraram na justiça através do Ministério Público, denunciando os atos irregulares do atual presidente.

Foto: Tocnoticias.com.br            Dentre eles, está a negatória de um pedido feito pelo vereador Valdonez Ferreira da Silva, que solicitou através de ofício, uma cópia da ata desta sessão que segundo ele, "ocorreu as escuras", para que assim pudesse comprovar as irregularidades.

            O vereador protocolou o ofício de solicitação de um documento que qualquer cidadão nazareno, poderia pedir, mas, a secretária que muitos consideram como uma testa de ferro do presidente da câmara, chamada Deusa Mendonça, não entregou a cópia solicitada.

            Em sua justificativa, a funcionária da Câmara disse que após ser entregue alguma solicitação de documentação naquela casa, o presidente tem 15 dias a contar da data do pedido para realizar a entrega dos documentos. Deusa disse o seguinte: "Se ele puder apresentar naquele dia ele apresenta, se não, durante o prazo de 15 dias ele pode apresentar entendeu?! Aí ele recebeu ontem, e agente fica com este documento aqui, aí quando ele tiver com ele pronto aqui, ok, aí ele pega, foi como ele combinou com o Valdonez, ou ele mandaria pra ele ou ligaria pra ele, no prazo de 15 dias que é o prazo que diz o regimento interno que ele pode apresentar esta documentação". O enviado do vereador Valdonez, senhor José Freire de Souza ainda indagou dizendo: "Ele veio verbalmente, aí depois disseram que ele tinha de trazer oficializado e foi feito um ofício de nº 001 do gabinete do vereador, o presidente recebeu, porque ta aí assinado e até agora nada, já são três vezes que eu venho aqui". A funcionária da casa "Deusa Mendonça", tornou responder que dentro de 15 dias ele vai entregar este documento de acordo o regimento da casa, então o enviado Freitas perguntou novamente: "Tem certeza que está no regimento interno este prazo?".  E a funcionária afirmou que sim.

            Diante da denuncia, nossa equipe do Tocnoticias nos deslocamos até a cidade de Nazaré em busca de maiores informações sobre o caso, quando chegamos na câmara municipal, encontramos uma outra mulher sentada na porta conversando com um rapaz, que perguntada pelo presidente da casa, a mesma respondeu que não estava e a secretária Deusa Mendonça, tinha comparecido na câmara, mas, que por motivo de doença havia voltada para sua residência. A mulher nos informou que também é funcionária da câmara só que não poderia dar nenhuma informação sobre a questão do ofício.

            Resta agora aguardar a decisão da justiça quanto ao caso de omissão e outras irregularidade que vem sendo cometidas pelo atual presidente da Câmara de Nazaré, já que o mesmo vem passando por cima de leis para tentar se beneficiar politicamente.

            Gessimar é um daqueles autênticos casos onde podemos citar que "o poder lhe subiu a cabeça". Ainda este ano, o vereador andou aprontado das suas naquela casa de leis.

Foto: Tocnoticias.com.br            Em Maio deste ano, o presidente solicitou ao tesoureiro da casa, vereador Marivalton Borges de Carvalho, que o mesmo assinasse um talão inteiro de cheques em branco, e como o tesoureiro se negou alegando que os cheques não estariam nominal, ele simplesmente o destituiu do cargo que ocupava, nomeando automaticamente a secretária "Deusa Mendonça" em seu lugar.

            Gessimar aproveitou-se da situação e também não fez o pagamento mensal aos vereadores, deixando atrasar por vários dias, e quando o fez, para surpresa dos demais vereadores que não foram consultados, os cheques estavam todos assinados pela nova Tesoureira.

            Na época os demais vereadores recorreram ao ministério público onde conseguiram através da justiça o retorno de Marivalton Borges ao cargo de tesoureiro novamente.

2023 - TocNotícias - Todos os direito reservados.