Numa parceria do Sebrae, juntamente com empresas privadas e Associação que representa o setor, Seminário vai oportunizar transferência de tecnologia e acesso a investimentos.
Todos os envolvidos e os interessados na produção avícola tem uma boa oportunidade de adquirirem conhecimento sobre esta cadeia produtiva no III Seminário Estadual de Avicultura Industrial que acontece na sexta-feira, 30, no auditório da Universidade Federal do Tocantins, em Tocantinópolis. A programação, para a qual são esperados cerca de 250 avicultores, começa às 8h da manhã e segue até às 17h.
Assuntos como biosseguridade, manejo e sistema de integração serão abordados durante o dia de atividades, que conta com palestras de representantes do Ministério da Agricultura, Pecuária e Abastecimento, da Universidade Federal de Goiás, empresas do setor avícola, além do Banco da Amazônia e Banco do Brasil, que disponibilizarão informações sobre linhas de crédito para o setor. “Há muitas pessoas que tem propriedades rurais com todas as condições de fazer investimento em avicultura, mas não sabem por onde começar e eventos como esse são uma chance ímpar de reunir conhecimento e oportunidade para quem quer movimentar o seu negócio”, afirma o gestor do projeto de Atendimento Coletivo de Agronegócio Norte, André Luis Naves.
O Seminário, que tem edições a cada dois anos – a 1ª foi em 2008 e a 2ª em 2010 – é realizado em Tocantinópolis de forma estratégica, já que a região conta com duas integradoras e concentra boa parte da produção do Estado, que a cada dois meses produz 4 milhões de aves. Vinte e cinco municípios são um dos maiores responsáveis por esse índice, entre os quais destacam-se oito que compreendem o Bico do Papagaio, extremo Norte do Tocantins. “Nesta Região nós temos produtores, empresas de abate, fornecedora de insumos e o consumidor. Toda a cadeia existe neste ambiente”, ressalta o gerente do Núcleo Regional Norte do Sebrae, Francisco de Assis.
Nessas condições propícias o Sebrae tem incentivado o setor avícola, através de consultorias tecnológicas, ações do Programa Alimento Seguro, bem como a realização do Seminário de Avicultura, em parceria com a Frango Americano, Asa Norte, Associação de Avicultores do Norte do Tocantins e a Prefeitura de Tocantinópolis.
Agência Sebrae de Notícias do Tocantins