Os parceiros assinaram um Termo de Cooperação Técnica com o compromisso de se tornarem parceiros no desenvolvimento de ações voltadas para o alcance dos objetivos da campanha.
“A violência, seja qual for a maneira como ela se manifesta, é sempre uma derrota”. A frase do filósofo francês Jean-Paul Sartre retrata bem o objetivo da campanha “Conte até Dez”, lançada em Palmas nesta terça-feira, 27, que busca sensibilizar a sociedade para a prevenção de homicídios cometidos por impulso. O movimento é encabeçado pela Estratégia Nacional de Justiça e Segurança Pública (Enasp) e pelo Conselho Nacional do Ministério Público (CNMP), e no Tocantins tem apoio do Governo do Estado, através das secretarias de Justiça e Direitos Humanos, Segurança Pública e Educação.
Segundo o coordenador regional do Enasp, procurador Marco Antonio Alves, a campanha é resultado de um levantamento de dados que aponta que no Brasil 30% dos homicídios poderiam ser evitados por um pouco de reflexão. “Se cada cidadão refletisse um pouco antes de cometer um ato de violência e saísse de casa com o lema de contar até dez para qualquer ofensa, evitaríamos atos que infelizmente acontecem e refletem negativamente para muitas famílias”, enfatizou.
Para o procurador geral do Ministério Público no Tocantins, Clenan Renaut, “contar até dez é uma atitude que todos nós devemos ter. O coração deve falar mais alto, pois uma atitude impensada pode resultar em uma morte e isso traz sérias consequências. Portanto, vamos barrar esta escalada de violência que tem banalizado a vida”, conclamou.
O secretário de Estado de Justiça e Direitos Humanos, Nilomar dos Santos, destacou a importância de envolver toda a sociedade na campanha. “Estamos convocando todos os segmentos administrativos e da sociedade para este papel de promover a paz, que é de responsabilidade de todos. O Estado tem o papel de levar para as escolas e para as unidades socioeducativas e prisões, através de palestras, para que assim a ordem e a vida sobressaiam”, afirmou.
A campanha
Foi lançada nacionalmente no início deste mês e é estrelada por lutadores renomados do Ultimate Fighting Championship (UFC), como os campeões mundiais Anderson Silva (peso-médio) e Júnior Cigano (peso-pesado), e os judocas Sarah Menezes, campeã olímpica em 2012, e Leandro Guilheiro, duas vezes campeão olímpico.
As peças de divulgação incluem anúncios, vídeos, jingles e cartazes para orientar professores sobre como tratar o tema da campanha em sala de aula.
Secom/TO