Tramita na Câmara dos Deputados um projeto de lei que, se aprovado, exigirá carteira de habilitação tipo C para que o motorista dirija carros com potência superior a 300 cv – como o Audi R8, o BMW X5 M e o Chevrolet Camaro, bem diferente dos veículos de motor 1.0 que têm, geralmente, de 65 a 75 cv. Atualmente, o tipo C é exigido para condutores de veículos de carga.
O Projeto de Lei 2332/11 é uma tentativa de evitar que a grande oferta de potência desses modelos mais esportivos faça com que os motoristas cometam infrações e até se envolvam em acidentes. O autor do projeto, o deputado Paulo Foletto, do PSB do Espírito Santo, defende que esse tipo de veículo é para motoristas mais ousados e que, por vezes, dirigem sob a influência de álcool, o que os convida a testar suas capacidades e conduzir com excesso de velocidade.
Esses fatores podem acabar levando a acidentes fatais, como o que aconteceu no Itaim Bibi, bairro da Zona Oeste da cidade de São Paulo, em julho passado. Nele, um engenheiro que dirigia um Porsche 911Turbo, com motor de 500 cv, trafegava em alta velocidade e, possivelmente, embriagado, se chocou com um Hyundai Tucson, causando a morte da motorista do SUV.
Para obter habilitação tipo C, que permite conduzir veículos de carga com peso superior a 3,5 toneladas, o motorista deve ter carteira da categoria B há pelo menos 1 ano, e não ter cometido nenhuma infração grave ou gravíssima, nem ser reincidente em infrações média nos 12 meses anteriores.
Como tramita de forma conclusiva – na qual não precisa ser votada pelo Plenário, só pelas comissões designadas para analisá-la –, a proposta passará pela análise das comissões de Viação e Transporte, de Constituição e Justiça e de Cidadania. (uol)