A Polícia Federal (PF) concluiu ontem e encaminhou à 1ª Vara Criminal de Palmas o inquérito policial referente à morte do delegado federal Edward Neves Duarte, 45 anos, ocorrida no último dia 19, em Palmas.
O delegado federal responsável pelas investigações, Antônio Glautter, informou que foi concluído que o crime se tratou de um latrocínio. Glautter explicou que o inquérito, de 200 páginas, pede o indiciamento dos três acusados presos - Jonathan Almeida da Silva, Douglas Costa Sousa e Fabrício Araújo da Silva. Os três jovens teriam abordado Duarte, em frente à sua residência, na 208 Sul, e, após anúncio de assalto, efetuado um disparo que acertou a cabeça da vítima, que foi a óbito horas depois no Hospital Geral de Palmas (HGP).
Glautter informou que devido à falta dos laudos periciais de balística e cadavérico não é possível dizer ainda quem atirou em Duarte, o número de disparos efetuados e toda a dinâmica do crime. O inquérito foi construído com base em depoimentos, nos interrogatórios dos suspeitos e na reconstituição do crime, realizada no domingo passado. Segundo Glautter, a partir da conclusão dos laudos, que serão enviados à PF pela Polícia Civil, haverá a inclusão destes documentos no processo. O Ministério Público Federal (MPF) tem cinco dias para apresentar a denúncia contra os acusados do crime, pedir novas diligências ou o arquivamento do processo. Caso seja aceita a denúncia contra os acusados por latrocínio, o processo será declinado à Justiça Estadual e ao Ministério Público Estadual (MPE), informou a assessoria de comunicação do MPF.
Josiane Mendes/JT