Já esta disponível ao produtor rural do Tocantins que possui cadastro na Adapec – Agência de Defesa Agropecuária do Tocantins, o cartão do produtor rural.
A cerimônia de validação desta ferramenta, assinatura do acordo de cooperação entre a Adapec e a Confederação de Agricultura e Pecuária do Brasil (CNA), aconteceu na tarde desta quinta-feira (29), em Palmas, na sede da Federação de Agricultura e Pecuária do Tocantins (Faet) e contou com a presença da senadora Kátia Abreu, o secretário da agricultura, Jaime Café e do chefe de gabinete da Adapec, Lisandro de Souza Peres.
O objetivo do acordo é o desenvolvimento de soluções no âmbito da agricultura e pecuária, por meio da disponibilização de tecnologia e serviços que permitam a integração e logística para operacionalização do cartão do produtor rural.
Por meio desta tecnologia o produtor rural poderá solicitar e imprimir documentos, como a Guia de Trânsito Animal – GTA, Permissão de Trânsito Vegetal, Certificado Fitossanitário de Origem e Nota Fiscal.
A senadora Kátia Abreu explicou que com o cartão do produtor rural foi criado para facilitar a vida dos produtores e desburocratizar os sistemas. “Com o cartão o produtor rural não precisará mais ir a um escritório da Adepec para retirar uma GTA, ele poderá fazer isso de casa, com uso da internet, em qualquer dia da semana e em qualquer horário, não dependendo mais dos horários de funcionamentos das instituições públicas.”
O chefe de Gabinete da Adapec, Lisandro Peres destacou o papel da agência neste acordo de cooperação: “A Adapec é a responsável pela manutenção de todo o banco de dados, que possibilitará o funcionamento do cartão do produtor.” Ele ainda lembrou que para o funcionamento do cartão, o produtor rural deverá recarregá-lo nos escritórios do órgão nos municípios.
Cartão do Produtor Rural
Com o cartão, o produtor rural terá acesso à Plataforma de Gestão Agropecuária e possibilitará o produtor rural acessar o banco de dados nacional, de onde estiver,através da internet, além disso, efetuar, por exemplo, a emissão de Guia de Trânsito Animal – GTA, o pagamento de taxas e a emissão de nota fiscal.
A Base de Dados Única da Plataforma de Gestão Agropecuária e a Base de dados dos Serviços de Defesa Agropecuária Estaduais estão integradas com o cartão.
O Cartão do Produtor Rural é um serviço opcional, de livre adesão, que permite ao produtor rural, com um pequeno custo anual, ter comodidade e praticidade, economizando tempo e deslocamentos para a realização de consultas e emissão de documentos. Além de um número ilimitado de emissão de documentos.
Ascom/Adapec