Capacitação foi feita pela Secretaria de Estado de Saúde, por meio da Coordenação do Programa de Combate ás DST's.
Como parte da Campanha do Dia Mundial de Luta Contra Aids, a Secretaria de Estado de Saúde, por meio da coordenação do Programa de Combate às DST's, na ultima segunda-feira, dia 03 de dezembro, estiveram em Tocantinópolis para capacitar os profissionais da saúde para a realização teste de HIV nas unidades básicas de saúde e no hospital municipal José Sabóia do nosso município.
Saber do contágio pelo HIV precocemente aumenta a expectativa de vida do soropositivo. Quem busca tratamento especializado no tempo certo e segue as recomendações do médico ganha em qualidade de vida.
O que é o Teste Rápido de HIV e como fazê-lo?
Os testes rápidos são realizados a partir da coleta de uma gota de sangue da ponta do dedo. O sangue é colocado em dois dispositivos de testagem e para chegar ao resultado, o profissional que realiza o teste segue um fluxo determinado cientificamente. Se os dois dispositivos tiverem os mesmos resultados, o diagnóstico já é fechado. Porém, se houver discordância entre os resultados, é feito outro teste com um terceiro para confirmação. Assim, o resultado tem a mesma confiabilidade dos exames convencionais e não há necessidade de repetição em laboratório.
Esse método permite que, em apenas meia hora, o paciente faça o teste, conheça o resultado e receba o serviço de aconselhamento necessário. Distribuído gratuitamente para serviços de saúde da rede pública, este teste rápido é utilizado na maior parte das ações do Fique Sabendo do Departamento de DST/Aids e Hepatites Virais do Ministério da Saúde, principalmente devido a sua agilidade e praticidade.
Ascom/Semus-Tocantinópolis