Segundo a Unidade Regional de Educação, apenas sete das 20 escolas estaduais de Imperatriz vão terminar o ano letivo até o fim deste mês.
Em Imperatriz, enquanto nas escolas particulares a maioria dos alunos já entrou de férias, em muitas escolas da rede estadual as provas do quarto e último bimestre nem começaram.
Segundo a Unidade Regional de Educação, apenas sete das 20 escolas estaduais de Imperatriz vão terminar o ano letivo até o fim deste mês. As demais vão prolongar as aulas até a segunda quinzena do mês de janeiro.
Este ano não houve greve de professores, mas por causa das paralisações nos anos de 2011 e 2010 as escolas ainda não conseguiram regularizar o calendário. Outro problema é que faltam professores para disciplinas como Matemática, Química e Física.
Mesmo com o atraso, o diretor da unidade regional de educação garante que os 200 dias letivos serão cumpridos e o que ano letivo de 2013 deve começar no prazo previsto. “Esse ano tem um percentual maior de escolas que termina as atividades em dezembro, mas ainda assim avançando para janeiro. Há ainda 20 dias para férias dos professores e recomeçamos aulas no dia 1º de fevereiro”, explicou Agostinho Noleto.
Para o ano letivo de 2013, uma decisão do Tribunal de Justiça do Maranhão proíbe o Governo do Estado de realizar processo seletivo para contratar professores de forma temporária. A contratação só pode ser feita por meio de concurso público. Essa decisão não deve comprometer o início do ano letivo. As escolas podem enfrentar problemas de falta de professores a partir do mês de março.
do G1/MA