Dezenas de funcionários do município de Cachoeirinha-TO., realizaram uma manifestação pacífica em protesto contra o não pagamento de seus salários.
Imaginem chegar o fim do ano, com as festividades de Natal e Ano Novo e você mesmo tendo trabalhado muito, não ter dinheiro para se quer comprar presentes para os seus filhos?. É esta a situação em que se encontra a maioria dos funcionários da prefeitura municipal de Cachoeirinha. Estes, aproveitaram o ultimo dia do ano de 2012 para, pacificamente, protestar contra o não pagamento de seus salários de Dezembro e 13º terceiro. A casos que também não conseguiram se quer tirar férias remuneradas como todo funcionário concursado tem direito.
Cachoeirinha é mais um daqueles casos de municípios que se encontra sucateado por ter passado pelas mãos de políticos que não tem compromisso com o bem público. Para explicar melhor, vamos relembrar a trágica passagem do ex-funcionário dos correios senhor Messias, que com um sorriso fácil conseguiu ludibriar os eleitores locais e venceu uma eleição contra o todo poderoso Zélio Herculano de Castro. Nesta mesma disputa, também perdeu na época, a atual prefeita Simone Miranda, que disputou com os outros dois a tão cobiçada prefeitura. Não podemos esquecer de citar que quem realmente perdeu com o resultado foi a população, pois o "Messias", que de santo só tem o nome, fez um verdadeiro rapa nos cofres públicos, e este ainda hoje responde por processos na justiça por causa de sua desastrosa passagem por lá. Com isso o povão resolveu tirá-lo e colocar a dupla de perdedores da eleição anterior que dessa vez se uniram e venceram a eleição de 2008, com Zélio sendo o prefeito e Simone Miranda a vice. Zélio já tinha sido prefeito anteriormente, mas, parece que desaprendeu um pouco a prática do bom gestor, e com o apertar dos novos promotores que chegaram com vontade de mostrar serviço, acabou sendo afastado, onde assumiu a vice Simone. Por força de liminar Herculano voltou novamente ao cargo que fora eleito, e com isso resolveu disputar esta eleição de 2012 em busca de uma reeleição, porém, suas mazelas quando prefeito estavam escancaradas demais e suas chances de continuar no poder caiu por água abaixo quando a polícia federal fez uma busca na cidade, a procura de documentação e também com um mandato contra o próprio prefeito, que mudou o pensamento do eleitorado que elegeu Erisvaldo Resplandes, o "Preto", como é mais conhecido. Porém com a queda de Zélio que foi afastado do poder, Simone Miranda assumiu prometendo pelo menos pagar as dívidas deixados pelo antecessor. Até que ela começou bem, mas, agora no finalzinho desandou a carruagem e a prefeita não pagou os salários que estes pobres coitados tem direito, deixando-os devendo na praça e ao invés de uma ceia de natal, estão comendo o pão que o diabo amassou.
Na manifestação de hoje, vimos gente humilde apenas pedindo o direito de receber o que lhes pertence. Estivemos na cidade onde vimos entristecidos aqueles pobres trabalhadores cada um com um extrato bancário na mão para ver se o salário salvador entraria em suas contas.
Um grupo formado por cinco funcionários nos pediram o direito de falar e um deles, o senhor Edson Pereira da Silva que é motorista escolar da prefeitura nos contou que a sua preocupação maior é por causa de um empréstimo consignado que já está com dois meses sem descontar por que ele não recebeu o pagamento e seu medo é que seu nome entre para o serviço de proteção ao crédito, SPC e também no Serasa. Edson nos falou que ainda na sexta-feira (28), havia conversado com o secretário de finanças, senhor Domingos e este teria lhe garantido que o pagamento seria realizado, porém não estavam cumprindo.
Também reclamou publicamente da situação o senhor Manoel Neto Alves de Moraes que é Agente de Saúde do Município, e este disse o seguinte: "Agente é pai de família e precisa, e até agora não tem uma solução do que estaria acontecendo por que eles não depositaram o dinheiro na conta de nenhum dos funcionários".
O vereador eleito José Dilson Ribeiro da Cruz que é secretário de uma unidade escolar de Cachoeirinha e representante do Sisepe na cidade, nos contou que desde a sexta-feira (28), que a prefeitura não tem mais ninguém para se tratar deste tipo de assunto, e completou falando: "Eu fui até a casa dela no Sábado (29), e perguntei pra ela, 'prefeita tem como a senhora pagar os servidores pelo menos o salário do mês de Dezembro?' e ela me disse 'olha, eu sou prefeita até dia 31 de Dezembro e eu vou pagar os servidores'. Mas até o momento não tem nenhum centavo na conta dos servidores do município". Reclamou José Dilson.
Um dos mais indignados com a situação era o senhor Leônidas Araújo do Espírito Santo que exerce o cargo concursado como auxiliar operacional. Em entrevista o funcionário desabafou: "A prefeita está agindo de má fé em não fazer este pagamento, e o pior é que agente tem a nossa família e quando chega no Natal que agente tem que receber nosso dinheiro porque nossos filhos querem um presentinho no dia de Natal e não tem, chega no final do ano agente quer comprar uma roupa nova para os nossos meninos e não tem, e isso tudo é ela que é culpada, porque se ela não tivesse feito isso com nós, nossa família não estava ferida não estaríamos nessa situação como agora". Relatou Leônidas.
O Conselheiro Tutelar Ivanildo Conceição da Silva falou que estão passando o pior final de ano que poderiam ter, "estamos devendo nos comércios todos, e eu queria viajar agora no final do ano e não estou com dinheiro nem da passagem, eu falo representando todos os conselheiros tutelares e lá nós não recebemos o salário de dezembro e nem o 13º, nem férias nem nada, e eles prometeram que pagariam pelo menos o salário, e eu liguei para o chefe do departamento pessoal e eles falaram que o décimo terceiro seria pago em Janeiro, sendo que já será uma outra gestão".
Tentamos contato com a prefeita Simone Miranda, porém, o número que nos forneceram caiu na caixa de mensagem nas vezes que tentamos, mas, quando saíamos da cidade, recebemos uma ligação do vereador Ranniery que é irmão da prefeita e este colocou o secretário de finanças senhor Domingos, para falar com agente, e este nos informou que eles estavam em Araguaína tentando fazer a transferência dos pagamentos para as respectivas contas dos funcionários. Pedimos então para que o secretário nos informasse quando este pagamento estivesse sido realizado, porém, até o fechamento desta matéria ninguém mais entrou em contato.
Vejam no vídeo abaixo as entrevistas com os funcionários na íntegra: