Tocantinópolis - TO
TOCNOTÍCIAS Vocês Fazem a Notícia, Nós Apenas Divulgamos!
Siga-nos
Facebook Youtube Twitter

Defesa Civil Alerta Para o Perigo de Nova Inundação Abaixo da Usina Peixe-Angical

Data do post: 07/01/2012 21:12:30 - Visualizações: (2053)

De acordo com a coordenação da Defesa Civil no Sul do Estado, a Enerpeixe acionou equipes de segurança ao emitir um alerta de possíveis inundações.

            A Usina Hidrelétrica Peixe Angical  - que na última quinta-feira atingiu o nível máximo de armazenamento bruto de água com o volume de vazão quatro vezes acima do normal, vai aumentar ainda mais a abertura das nove comportas que, na última quinta, não foram abertas completamente.  A abertura das comportas está prevista acontecer nesta madrugada e os efeitos dessa medida devem ser percebidos, conforme a Defesa Civil, cerca de 12 horas depois.

          Segundo o alerta de inundação que chega aos moradores de Peixe por uma rádio local, as águas do Rio Tocantins voltam a subir por volta das oito da manhã de domingo. A Defesa Civil, em parceria com a Companhia Independente de Policiamento Militar Ambiental (Cipama), enviou cinco homens para a região para dar apoio à comunidade ribeirinha.

           São 198 ilhas na região sendo que 70 são ocupadas por ribeirinhos. Das 40 atingidas pela última inundação, só dez ainda permanecem com moradores.

             A Defesa Civil do Tocantins convocou a imprensa para uma entrevista coletiva, marcada para amanhã, as 9 horas, na sede do órgão em Palmas, onde pretende falar sobre as medidas que estão sendo adotadas para sanar as dificuldades e prejuízos na região sul do Estado, principalmente no município de Peixe.

             O governador Siqueira Campos (PSDB) determinou "agilidade máxima" à Defesa Civil sobre os atendimentos e serviços prestados às comunidades do sul do Estado atingidas pela cheia do Rio Tocantins. A informação foi divulgada na tarde de hoje pela assessoria do Governador.

             "Siqueira Campos também determinou alerta total do Governo, unindo todos os esforços para evitar transtornos às populações ribeirinhas na região do Bico do Papagaio, e em todos os locais onde possa haver risco de enchentes", é um dos trechos da nota.

Debora Ciany/jt

2023 - TocNotícias - Todos os direito reservados.