De acordo com a delegada Carla Simone Saraiva, que esteve no local do crime, eram mais ou menos 8h30min quando o Fiat Strada conduzido pelo prefeito – que regressava de uma visita à sua fazenda – foi alcançado por uma moto preta, ocupada por dois homens.
A moto emparelhou com o Fiat e o 'garupa' sacou uma pistola calibre 380, efetuando vários disparos na direção de 'Chico Riograndense', que perdeu o controle do veículo, saindo da estrada e invadindo um matagal.
O corpo do ex-prefeito foi encontrado com quatro perfurações na cabeça e uma no ombro. Para a polícia, há a possibilidade de os disparos fatais terem sido efetuados após o carro ter parado. Os matadores teriam fugido em direção ao município de Gonçalves Dias.
'Chico Riograndense' estava acompanhado de um trabalhador rural, identificado como Loriel Pereira da Silva, que não sofreu ferimentos graves e ontem mesmo prestou depoimento à polícia.
A motivação do assassinato ainda é desconhecida, e a linha principal de investigação da polícia é crime de encomenda, já que nada foi levado da vítima.
Francisco Ferreira Sousa, o 'Chico Riograndense', era considerado uma espécie de 'coronel' político de São José dos Basílios. Foi prefeito do município por dois mandatos (2001 a2004 e2005 a2008). No primeiro pleito, foi eleito pelo PP, e no segundo, pelo antigo PFL.
Em 2008, ele elegeu seu sucessor, João da Cruz Ferreira, o 'João das Crianças' (PDT), 49 anos.
São José dos Basílios é um dos municípios mais pobres da região maranhense dos cocais. A má gestão e o coronelismo sucateiam o município, que abriga pouco mais de 7 mil habitantes.
Por Oswaldo Viviani/Jornal Pequeno