O professor Pedro Albeirice, docente vinculado ao campus de Miracema, do qual já foi diretor, deverá viajar em fevereiro para a Europa, onde irá atuar como "Visiting Professor" (Professor Visitante) na University of Malta, em Msida, Malta, União Europeia.
As tratativas aconteceram no final do ano passado e, dentre as atividades de Albeirice se inclui o apoio à implantação do estudo do Português Brasileiro naquela instituição.
Segundo o professor, a língua portuguesa sempre gozou de algum prestígio, mas sempre que foi estudada, os olhares europeus se voltaram para a variante falada em Portugal, país membro da União Européia. O grande diferencial do trabalho de Albeirice será justamente trabalhar com o ensino do português falado no Brasil. "Encaro meu trabalho como uma missão patriótica, pois irei colocar minha experiência de 31 anos como professor de Português e Literatura Brasileira a serviço de ma maior difusão da cultura do nosso País."
O trabalho do professor não irá restringir-se ao ensino da língua falada No Brasil. Ele pretende preparar um trabalho escrito sobre a tradução da literatura infantil brasileira realizada para o idioma espanhol. Na área de Extensão, ele prevê a realização de cursos e oficinas sobre a cultura brasileira (principalmente a literatura, a música e o cinema). Um de seus sonhos é realizar uma Semana do Cinema Brasileiro na Universidade, não descartando, ainda, a produção e locução (ele já foi homem de rádio) de um programa radiofônico em inglês sobre a música e a cultura do Brasil, de uma forma geral.
A fim de realizar seus objetivos, o professor de Miracema está buscando contatos com o Consulado Geral de Malta, no Rio de Janeiro e com a Embaixada Brasileira em Roma (que é responsável pelas relações do Brasil com aquele país). Também espera o apoio do Governo do Estado do Tocantins e da Prefeitura de Miracema, uma vez que pretende divulgar sua cidade e o Estado de origem naquele país. Com relação a Miracema, ele destaca, dentre outros aspectos, o bom trabalho implantado na Estratégia Saúde da Família, que acredita pode ser mostrado em palestras em Malta, bem como projetos na área de educação e Juventude, entre outros. O professor espera, em breve, ser convidado pela Prefeita Magda Borda para falar sobre o assunto. "Tenho poupado a nossa gestora, pois sei como este momento inicial é difícil", disse o professor. Sonham também, encontrar o governador Siqueira Campos para pedir apoio.
Ele precisa de CD's com filmes, músicas e divulgação, turística das cidades tocantinenses e brasileiras e pede sugestões a todos sobre o que deve mostrar em suas oficinas e cursos sobre nossa cidade, Estado e País.
O professor é grato ao campus de Miracema e ao reitor Márcio Silveira, que compreenderam a importância do trabalho. Para terminar, Albeirice diz ter grande esperança de que, a partir do sucesso do trabalho em Malta, o ensino da língua portuguesa DO BRASIL e de nossa cultura se estenda ás demais Universidades européias.