Dos oitos roubos, apenas um foi preso por policiais da 5ª CIPM que conseguiram prender um dos acusados de roubar em Luzinópolis.
Nesta ultima quarta-feira (30), mais um caixa eletrônico foi alvo da ação de criminosos. Desta vez, o alvo foi um terminal de auto-atendimento do Banco Bradesco, no município de Monte do Carmo, a 97 km de Palmas.
A ação ocorreu de madrugada, por volta das 4 horas. Segundo relatos de testemunhas à Polícia Militar (PM), um grupo de cinco ou seis pessoas atuou no crime. Foram utilizados explosivos para explodir o caixa eletrônico, que é o sétimo a sofrer ação de ladrões somente neste mês de janeiro, ou seja, um arrombamento a cada quatro dias. Um empresário, cujo nome não foi divulgado, acabou se tornando refém dos bandidos. O homem teria saído de casa após ouvir a movimentação e permaneceu como refém até que os criminosos retirassem todo o dinheiro do caixa eletrônico. Os criminosos teriam fugido em um veículo de cor preta, não identificado, em direção à saída da cidade para o município Porto Nacional. Nenhum criminoso foi preso. Também não foram divulgados os valores referentes à quantia levada.
EXPLOSÕES
A destruição de caixas eletrônicos tem se tornado freqüente no Estado. No início do ano passado, foram noticiados casos semelhantes. À época foram contabilizadas oito ações criminosas em agências e terminais de autoatendimento em todo o Estado, somente no primeiro trimestre do ano, resultando em uma ação a cada 11 dias. Por se tratar de furtos com uso de explosivos, a equipe de inteligência da Polícia Civil já estaria monitorando a origem dos explosivos, que são comercializados sob supervisão do Exército. Conforme informou a Secretaria de Segurança Pública (SSP), estão sendo levantadas informações sobre possíveis quadrilhas envolvidas nos crimes, que estariam usando explosivos roubados de pedreiras de outros estados.
POLICIAMENTO
Para coibir a ação dos bandidos, a PM informou que já direcionou maior quantidade de viaturas para o patrulhamento de áreas de abrangência comercial e financeira na Capital. No interior, o Serviço de Inteligência da PM estaria atuando conjuntamente com outros órgãos de segurança pública em uma operação intitulada Norte-Sul para inibir os crimes e reforçar o policiamento de áreas específicas. A PM ainda informou que durante a ação dos bandidos em Monte do Carmo, dois policiais militares estariam realizando o patrulhamento da cidade e que em todo o município o efetivo da PM tem apenas seis policiais que se revezam em escala.
Rota dos Bandidos
Janeiro de 2013
Dueré Dia 3 - Quatro homens explodem e assaltam a agência bancária do Bradesco e levam cerca de R$ 20 mil;
Figueirópolis Dia 12 - dois indivíduos utilizam explosivos para violar três caixas eletrônicos do Banco do Brasil (BB);
Paranã Dia 16 - dois homens armados desligam o padrão de energia de uma agência do BB e arrombam um dos terminais de auto-atendimento com um maçarico;
Bernardo Sayão Dia 21 - Oito homens explodem o caixa eletrônico do Bradesco;
Luzinópolis Dia 22 - Quatro homens assaltaram o P.A.B. de Luzinópolis, onde destruíram o caixa eletrônico e levaram o cofre com o dinheiro dentro. A polícia conseguiu prender um dos assaltantes em um povoado próximo a cidade de Aguiarnópolis, uma moto Bros e um veículo Fiat uno usados no assalto também foram encontrados pela polícia.
Fortaleza do Tabocão Dia 25 - Um posto de gasolina é assaltado e o caixa eletrônico destruído;
Pugmil Dia 29 - Cinco homens armados assaltam um posto de combustíveis e explodem um caixa eletrônico;
Monte do Carmo Dia 30 - Bandidos usam explosivos para detonar caixa eletrônico do Banco Bradesco;
Juliana Matos/JT