Finalmente vai sair a tão sonhada reforma da delegacia de polícia de Tocantinópolis.
Nesta ultima quinta-feira (31), desde pela manhã que a movimentação foi intensa na frente da cadeia pública, onde os parentes, amigos, esposas e namoradas dos detentos se aglomeravam na porta querendo saber a veracidade da noticia de que os detentos seriam transferidos. Quando as duas vans do sistema Penitenciário Nacional estacionaram na porta da delegacia começou aquele desespero por parte dos pais de alguns detentos que choravam querendo saber para onde seus filhos estavam sendo levados. “Isso é um desrespeito, eles tinham que ter nos avisado para podermos preparar alguma coisa pra eles levarem, e também tinham que ter informado pra onde estão levando eles”, reclamou a mãe de um dos detentos já condenado.
Se para os parentes de alguns presos isso é uma coisa ruim, por outro lado para os próprios encarcerados isso é a melhor coisa que poderia ter acontecido com eles, pois com a desocupação do prédio, finalmente vai sair a tão sonhada reforma do local, pois a luta para que isso acontecesse já vinha se arrastando por alguns anos.
O local estava literalmente caindo aos pedaços, com goteiras fossas cheias que derramam pelo suspiro e tudo mais que se possa imaginar, deixando um cheiro insuportável no local. Agora com esta reforma, espera-se que mude um pouco o cenário caótico que vemos até agora naquela delegacia.
O extrato do contrato para execução da obra foi publicado no ultimo dia 28 de Dezembro de 2012, e saiu no Diário Oficial do Estado do Tocantins de nº 3.784, que foi assinado pelo Presidente da Comissão de Licitação de Obras Públicas e Serviços, Genesmar Pereira dos Reis. No Diário consta que a empresa contratada para a reforma e ampliação do prédio será a Portal Construtora e Imobiliária Ltda., e que serão gastos o montante de R$ 463.697,77 (quatrocentos e sessenta e três mil, seiscentos e noventa e sete reais e setenta e sete centavos), valor este que com certeza não irá resolver definitivamente o problema, mas, pelo menos irá amenizar a situação para os funcionários que lá trabalham e para os detentos que cumprem pena ou aguardam pelo julgamento trancafiados no local.
A empresa Portal terá o prazo de 120 dias que já estão sendo contabilizados para executar a obra.
Os detentos que foram transferidos hoje foram levados para duas cadeias, sendo que 15 foram transportados no período da manhã para a penitenciária de Augustinópolis, e a noite foram recambiados mais 19, que deverão ficar presos na Delegacia de Polícia de Itaguatins que estava desativada, mas, vai ser reaproveitada e usada para que a reforma em Tocantinópolis possa ser feita. Junto com este presos, irão também os agentes e carcereiros que trabalham na delegacia que vai ser reformada, bem como as cozinheiras que trabalharão em escala de serviço para cozinhar para os detentos, do mesmo jeito que acontecia antes. Vale ressaltar que seis outros presos estão em regime semi-aberto e deverão ficar comparecendo ao Fórum local para assinarem o livro de presença até que termine suas penas, só que destes seis, dois estão desaparecidos e nunca mais deram noticias de seus paradeiros, que são Wanderson, mais conhecido como “chorão” e Marco Sousa de Oliveira. Os outros detentos que deverão comparecer para justificar suas presenças na cidade são: Antonio Filho o “China”, João Conceição Bernardo Junior, Wiliam de Sousa Lima e Marcos Carmo Borges.
DETENTOS
Os detentos que estavam presos na delegacia e foram recambiados são os seguintes:
Itaguatins:
Vejam no vídeo acima o momento da transferência dos detentos |
Augustinópolis:
Vejam Abaixo algumas fotos da transferência dos detentos: