Com as fortes chuvas que caem na região nos últimos dias, o nível do Rio Tocantins alcançou 8.78 metros acima do nível normal e já preocupa a Prefeitura de Marabá, que começou a construção de abrigos para acomodar as possíveis vítimas da enchente.
O nível de alerta é de 10 metros, quando já começa a desabrigar moradores das áreas mais baixas de bairros, como o Santa Rosa, na Velha Marabá.
Os primeiros abrigos estão sendo construídos na Folha 16, Nova Marabá, em terreno atrás do Ginásio Renato Veloso. A área tem capacidade para 250 famílias. Na Marabá Pioneira, a construção dos abrigos está sendo feita na área de uma antiga feirinha, na entrada do núcleo.
Segundo o coordenador da Defesa Civil do município, Márcio Costa, o prédio da feirinha já foi lavado e agora passa por reforma do telhado e colocação de divisórias para poder ter condições de receber os desabrigados. Ele ressalta que está sendo feito tudo com antecedência para evitar o que vinha acontecendo no passado, quando as pessoas atingidas pela enchente se mudavam para o local por conta própria, sem que houvesse qualquer estrutura.
Ainda de acordo com ele, a Defesa Civil, Secretaria de Serviços Urbanos (Semsur) e Secretaria de Obras (Sevop) vão estar de prontidão para dar todo suporte necessário a quem precisar. “Nossa equipe já está em estado de alerta”, garante.
Ulisses Pompeu/Blog do Zé Dudu