Na manhã desta terça-feira, 5 de fevereiro, a Prefeitura de Araguaína, por meio da Secretaria de Infraestrutura, deu início aos trabalhos de instalação de uma galeria provisória e quatro principais na cratera aberta no setor Tereza Hilário Ribeiro em função das chuvas do início do ano.
De acordo com o engenheiro José Carlos Madre de Brito, a galeria provisória, de 1,5 metro de diâmetro, servirá para dar suporte ao serviço definitivo, escoando a água das chuvas que ainda caem na cidade. As quatro tubulações definitivas funcionarão como galerias de água pluvial e fazem parte das obras de correção das erosões.
Os tubos de concreto conduzirão a água até os gambiões, estruturas de pedras e telas de arame que têm a função de conter as encostas e encaminhar a água das chuvas para o escoamento em córregos na região. As obras do desvio provisório devem durar cinco dias.
Ainda na manhã desta terça, o prefeito Ronaldo Dimas vistoriou as obras e assegurou que não faltarão máquinas e materiais para a conclusão das galerias. O prefeito também garantiu que as famílias que perderam suas casas com a erosão terão prioridade nos programas habitacionais da prefeitura. “Até o final deste mês de fevereiro estas famílias já estarão dentro de uma casa de alvenaria em total segurança”, afirmou o prefeito.
Ricardo Sottero