A casa de leis ficou lotada, tanto no plenário como na platéia, chegando a faltar cadeiras para acomodar os parentes e amigos dos 11 vereadores que iniciavam o mandato 2013/2016.
Foi uma sessão de agradecimentos, a que aconteceu na ultima segunda-feira (4), na Câmara Municipal de Tocantinópolis que contou com a presença do prefeito Fabion Gomes juntamente com a sempre presente 1ª Dama Clemilda, além de todos os secretários da prefeitura.
A sessão teve inicio com o secretário Municipal de Juventude, Cidadania e Antidrogas Edílson Vieira Bezerra, o popular “Bekão”, que leu um salmo da bíblia e logo após o presidente Zullias Amoury iniciou a sessão explicando que aquela noite seria apenas de agradecimentos e que as matérias propostas pelos nobres pares só seriam apreciadas na sessão dia seguinte.
A primeira fala da noite foi proferida pelo estreante Gerri do Ribeirãozinho que sempre ao discursar se refere a si mesmo na terceira pessoa, e nesta noite agradeceu a presença de todos lembrando dos parentes e amigos e finalizando disse: “Amanhã o Gerri vai estar mais preparado pra falar”. Após usar da tribuna o presidente da casa pediu que o secretário de habitação Antonio Queiroz entregasse a carteira de parlamentar para Gerri.
A segunda fala da noite foi proferida por outro estreante, desta vez falou Francisco de Assis que no final recebeu a carteira com o brasão da Câmara da sua própria mãe.
Zé Raimundo do Dertins como os outros que já haviam discursado agradeceu bastante pela honra de estar presente no plenário e fez questão de explanar o seguinte: “Estou aqui mais para aprender”. Zé Raimundo recebeu sua carteira das mãos do secretário de Administração Albertino Cândido Filho.
Na seqüência foi à vez do camarista Aderson Marinho Neto, o “Buxim”, como todos os conhecem na cidade, este durante sua ida a tribuna foi bastante aplaudido pelos presentes, pois mesmo antes de conseguir se eleger vereador, dificilmente faltou em alguma sessão da câmara, os parlamentares atuantes do mandato passado costumavam dizer que ele tinha mais presença do que alguns vereadores que hoje não fazem mais parte da casa. Buxim no final de seu discurso recebeu a sua tão sonhada carteira de parlamentar das mãos do Secretário de Agricultura Salomão Gomes.
O próximo a usar a tribuna foi o humilde Irmão do Lanche e como evangélico que é, agradeceu ao onipotente e seguiu com os agradecimentos citando no final que todos os compromissos que ele havia feito na campanha estavam de pé, e continuando pediu sabedoria a todos para que possam fazer um bom trabalho, lembrando ainda que todos devem ajudar á aqueles que pedem ajuda aos vereadores. No final ele próprio pediu auxilio do prefeito que representa o executivo, sendo este que pode aprovar e desaprovar os requerimentos emitidos pelos vereadores. Irmão recebeu a sua carteira de vereador das mãos do secretário de transportes Osvaldo Brito.
A vereadora Eleny também foi uma das parlamentares que recebeu bastantes aplausos e em sua oratória também lembrou de agradecer a Deus por estar ali, pois há poucos dias havia sofrido um terrível acidente que quase lhe tirou a vida. “Pra mim hoje é um dia mais que especial, porque Deus me permitiu estar aqui, acabei de passar um momento difícil na minha vida, passei por um acidente, mais Deus preservou a minha vida, e quero pedir força e capacidade para que eu possa trabalhar e fazer o melhor para o município de Tocantinópolis”. Exclamou Eleny, que recebeu a carteira de camarista das mãos do secretário de cultura Mazhin Arruda.
Polêmico, Mardônio Vilanova discursou mais calmo, diferente daqueles discursos fervorosos de antigamente, e como os outros, agradeceu bastante por ter conseguido nova oportunidade de estar na casa de leis novamente, e para não perder a oportunidade citou que os 11 vereadores presentes, além do prefeito e seu vice, têm uma responsabilidade enorme daqui pra frente que é trazer melhorias significativas para a sociedade, principalmente para a juventude. Em outro trecho Mardônio lembrou da construção da ponte no Rio Tocantins dizendo: “Temos que olhar principalmente pra nossa juventude, que são aqueles que esperam muito por mudanças em várias áreas, principalmente na saúde que tem que melhorar, nos programas de geração de emprego e renda, na questão da integração com o Estado do Maranhão através da ponte que tem que se transformar em realidade, integração asfaltica com o município de Maurilândia e Itaguatins, questão cultural na consolidação do pólo universitário através do Campus da UFT, e várias ações que precisam de um olhar dos senhores vereadores, do prefeito, do Governo do Estado e de todos os seus representantes que a sociedade escolheu”. Encerrou Vilanova, que também recebeu uma carteira entregue pela secretaria de Saúde Maria da Conceição Marinho de Farias Rego.
Na seqüência foi à vez do Vereador que segue para o seu terceiro mandato, Élson Ribeiro que no final recebeu a carteira de camarista das mãos da Secretária de Ação Social Maria das Graças.
Vicente Moraes falou em seguida cumprimentando todos os presentes citando o nome dos secretários que ali estavam, e dando continuidade desejou aos novos companheiros um “Sejam bem vindos”, citando que numa reunião que aconteceu naquela tarde, “um colega falou que era leigo, e um outro respondeu bem pra ele dizendo: ‘se você fosse leigo não teria sido nem eleito’, então eu acho que todos que estão aqui têm capacidade, todos os que estão aqui sabem das suas obrigações, e tenho certeza que vocês farão um bom serviço, e o papel que foi incumbido a vocês, tenho certeza que será bem correspondido”. Sentenciou Vicente que antes de sair da tribuna recebeu a carteira das mãos da Secretária de Educação, Marly Pereira Monteiro Fonseca.
O penúltimo discurso dentre os vereadores foi proferido pelo mais velho e também veterano da Câmara Gideon Lourenço que bastante rouco por causa da garganta não quis discursar como sempre o faz, mas, em suas poucas palavras se dirigiu aos novos vereadores citando que sabe que muito vereador que ali estavam fez suas promessas, “prometeram atender A e B, na melhor das intenções, mas, nem todas essas promessas serão cumpridas, o mandato é muito difícil pra ser vencido e vocês estão sentindo hoje, o que vocês estão passando hoje, eu já passei cinco vezes por isso, e cada vez me conscientizo mais da dificuldade de ser o representante do povo, pois a sociedade cobra e espera muito de nós, e ela tem toda razão de assim agir porque o vereador é o autentico representante do povo, pois nenhum outro poder constituído representa tanto o povo quanto o vereador representa. É na porta do vereador que a sociedade bate, é onde mais tem a oportunidade de conversar com o vereador”. Ressaltou Lourenço que recebeu sua carteira das mãos do secretário Municipal de Juventude, Cidadania e Antidrogas Edílson Vieira Bezerra.
O prefeito Fabion falou em seguida agradecendo a presença de todo o seu secretariado e seguindo citou: “Desta vez a câmara está diferenciada mesmo tendo uma pequena e mínima participação feminina, mas, já avançamos bastante, e é preciso que a representação feminina na política cresça”. Dando continuação em sua fala o prefeito disse que estava lá para dizer aos vereadores e também pediu aos seus secretários que dêem um tratamento especial àqueles vereadores porque eles são mesmo o pára-choque na política.
Na oportunidade Fabion ressaltou que as prefeituras brasileiras estão sofrendo com o Governo Federal por causa do I.P.I. reduzido que causou prejuízo para os prefeitos, acabaram com a C.ID. que deu também prejuízo. “Mesmo com todo estes prejuízos nós estamos trabalhando, conseguimos pagar a nossa folha de pagamento, temos alguns débitos, temos, mais lembro que nenhum prefeito fica sem estar devendo alguma coisa”. Continuando o prefeito explanou a todos que esteve em Brasília onde conseguiu assinar alguns convênios agora para 2013 que se nada atrapalhar, até o final do ano a cidade não terá mais nenhuma rua sem calçamento. E citou que conseguiu convênio para a construção de uma nova Praça no Bairro Alto Bonito, também estará vindo uma Retro-escavadeira e uma Patrol nova que deverão ser entregues até Julho. Na área da Pesca Fabion disse ter tido uma reunião com o Ministro da Pesca que estará incentivando a criação de peixes em tanques e a prefeitura irá mandar o projeto ainda nesta semana para que aquele ministério possa doar para os produtores um trator de esteira e uma retro-escavadeira das grandes.
Na área da Educação o prefeito lembrou a todos que já se iniciaram a construção de uma outra creche, desta vez no bairro Alto da Boa Vista I, sem contar que já estão finalizando a construção da outra creche da Vila Padre Cesare que está com todo o mobiliário conseguido para que tão logo termine comece a funcionar. O prefeito ressaltou que as creches serão mantidas graças a uma ajuda que virá do Governo Federal de cerca de R$ 50 mil reais mensais para que a prefeitura possa administrar essas creches. Também na Vila Padre Cesare, segundo Fabion, será construído um colégio com seis salas de aulas.
“A única má noticia disso tudo é que nós estamos perdendo uma quadra de esportes coberta e parquinho, pois o governo federal irá construir essas benfeitorias em toda escola que tenha mais de duzentos alunos e infelizmente nós ainda não temos nenhuma escola que tenha essa quantidade”. Lamentou Fabiom, que continuou explicando que incumbiu a secretária de educação para que esta consiga convencer os pais dos alunos a aceitar a união de várias escolas em uma só, para que a prefeitura possa ser beneficiada com estas benfeitorias.
Na saúde o prefeito anunciou melhorias nos Postos de Saúde começando com a reforma daquele localizado no Bairro Alto Bonito e também o do Alto da Boa Vista I que terá ampliada à sala de fisioterapia, além do Posto de Saúde do Centro, ressaltando que já haviam inaugurado o novo Posto de Saúde Ana Vina na Vila Matilde. “Estamos comprando através de uma economia que fizemos de um projeto do Governo Federal duas caminhonetes novas para a saúde da família, e após isso iremos encaminhar um projeto a esta casa para que possamos leiloar os carros que estão inservíveis, bem como o veículo do gabinete que já está com mais de 200 mil km rodados se tornando um carro perigoso para se viajar”.
Continuando, Fabion explicou que outro projeto deverá ser encaminhado a câmara para que a prefeitura possa leiloar o prédio do G.R.T. (Grêmio Recreativo de Tocantinópolis), pois o promotor de justiça havia dado um prazo para desmanchar o prédio e a prefeitura não está em condições de desmanchá-lo, e que a intenção é de leiloar parte do terreno para que a pessoa que se interessar em comprar possa derrubar a velha estrutura e com isso a prefeitura possa construir um centro de convenções que faz muita falta na cidade, pois aqui não existe nenhum auditório que comporte 300 pessoas.
Moradia
Na área da moradia o prefeito disse ter assinado um convênio com um banco para a construção de mais 50 casas na Vila Padre Cesare que deverão se iniciar no máximo em 60 dias. Sobre o atraso no término da construção das casas da Vila Santo Antonio, antiga Vila Jacaré, o prefeito explicou que a culpa foi do Banco Paulista que havia recebido o convênio do Governo Federal e não havia terminado as casas, e que segundo Fabion, através de um contato recente o banco vai recomeçar as obras em breve.
Durante seu discurso o prefeito pediu aos vereadores que apoiaram outros candidatos na eleição de 2010 para que estes liguem cobrando melhorias, pois ele mesmo já havia visitado alguns e pediu que eles olhassem por Tocantinópolis porque eles tiveram votos aqui.
Um dos trechos polêmicos da fala de Fabion foi quando o mesmo citou sobre o carnaval, onde disse que estava arrependido de estar organizando este ano. “Me arrependi muito porque não suspendi o carnaval, porque muitas cidades grandes suspenderam. Eu deveria ter tentado organizar um carnaval diferente somente de blocos, como o da igreja católica, dado força para os retiros dos evangélicos, e ter deixado essas bandas de lado, porque assim mesmo ia ser um carnaval bom e barato. Me arrependi muito, não tenho como mais voltar atrás e vamos continuar, mais no próximo ano vou sentar com as autoridades pra nós re-estudarmos o nosso carnaval. Pois não tem condição de uma prefeitura gastar R$ 100 mil reais com um carnaval de quatro dias como este aqui, onde as bandas aqui chegam e levam esse dinheiro e um monte de gente ainda se aproveita das festas pra quebrar as coisas na cidade, e outros ainda vão criticar o prefeito dizendo que as bandas não valeram nada, sem saber nem quanto custa uma banda pra vir tocar aqui”. Explicou o prefeito.
Após seu discurso, Fabion recebeu a carteira de prefeito das mãos da 1ª Dama Clemilda, e no final o presidente da casa Zullias Amoury encerrou esta primeira sessão convidando a todos para participar de um “coffe Break”, mas, antes também recebeu sua carteira de vereador das mãos de sua esposa Rosimeire.