Segundo a Secretaria Municipal de Defesa Civil de Imperatriz, a elevação repentina do nível do Rio Tocantins foi fruto da abertura das comportas da Usina Hidrelétrica de Estreito, instalada na cidade homônima, já na divisa do Maranhão com Tocantins. As chuvas que castigam a região desde sábado, também colaboraram para as cheias no Rio Tocantins
De acordo com o secretário Francisco das Chagas Silva, apesar do Consórcio Estreito Energia (Ceste), responsável pela hidrelétrica, ter emitido um aviso sobre a abertura das comportas, não houve tempo para se fazer a retirada das famílias das áreas de risco em Imperatriz.. Somente em Imperatriz, cinco bairros ficaram completamente inundados.
Os desabrigados em Imperatriz foram realocados em uma escola pública e em um Parque de Vaquejada. Muitos moradores perderam móveis e eletrodomésticos. Poucos foram aqueles que conseguiram salvar pertences pessoais. Em Estreito, os atingidos também foram abrigados em escolas públicas. “Foi uma surpresa para todos”, declarou Silva. A equipe de reportagem entrou em contato com o Ceste, mas até o momento não recebeu uma resposta.
As informações são do repórter Wilson Lima, do IG