No Sul, Sudeste, Centro-Oeste, Distrito Federal e Tocantins, relógio deve ser atrasado em uma hora.
O horário de verão termina à 0h de domingo (17). Com isso, no início da madrugada de sábado (16) para domingo, moradores das regiões Sul, Sudeste e Centro-Oeste do país, além de Distrito Federal e de Tocantins, terão de atrasar em uma hora os seus relógios.
Segundo o Observatório Nacional, o horário de verão, que começou em 21 de outubro de 2012, teve 88 dias. De acordo com o decreto 7.826, os estados que o adotaram foram Rio Grande do Sul, Santa Catarina, Paraná, São Paulo, Rio de Janeiro, Espírito Santo, Minas Gerais, Goiás, Mato Grosso, Mato Grosso do Sul, Tocantins e Distrito Federal.
O Operador Nacional do Sistema Elétrico (ONS), ainda trabalha no fechamento dos dados sobre quanto o país economizou, tanto em reais quanto em megawatts (MW), durante o período.
O horário de verão foi criado em 1º de outubro de 1931, com o decreto 20.466. Desde 2008, o horário de verão se inicia no terceiro domingo de outubro e vai até o terceiro domingo de fevereiro.
Segundo a determinação, quando houver coincidência entre o domingo de carnaval e o término da medida, o encerramento se dará no domingo seguinte.
O objetivo do horário de verão é aproveitar os dias mais longos do verão, com mais tempo de luz solar, para economizar energia.
G1