As oficinas se iniciaram nesta segunda (18), e vão até o dia 08 de Março, com o consultor Renato Imbroisi.
Com o intuito de estimular a criação e produção artesanal, desenvolver produtos com uma identidade local, aperfeiçoar as habilidades e fomentar a geração de renda dos artesãos do Tocantins, a Secretaria de Estado da Cultura (Secult), em parceria com o Sebrae, realiza mais uma etapa de oficinas, de 18 de fevereiro a 08 de março, com a consultoria do renomado designer Renato Imbroisi, na Associação de Criatividade Artesanal em Tocantinópolis, extremo Norte do Estado.
Segundo a secretária da cultura, Kátia Rocha, o projeto dá continuidade ao que já foi iniciado em 2011 e faz parte do esforço do Governo do Estado, através da Secult, de “resgatar a identidade cultural de cada município, explorando suas potencialidades, características socioambientais e históricas, valorizando o que há de melhor em cada região e estimulando a geração de renda para as famílias de artesãos do Tocantins”, explica a secretária.
As oficinas serão ministradas na Associação Criatividade Artesanal de Tocantinópolis, que há 10 anos realiza um trabalho voltado às mulheres e adolescentes em estado de vulnerabilidade social. Com a duração de 15 dias, a oficina, que oferecerá 40 vagas, conta com a direção de Renato Imbroisi com a participação de professoras bordadeiras de Brasília.
Segundo Imbroisi, o objetivo é “desenvolver uma coleção de bordados com inspirações em histórias locais levando em consideração os aspectos culturais e socioambientais da região”.
“Estamos felizes com esta realização da Secretaria da Cultura de mais uma etapa da oficina de bordado, que é fundamental para o aprimoramento dos nossos produtos. Através dessa arte poderemos mostrar para o Tocantins, Brasil e mundo a nossa cultura e costumes”, declara a presidente da Associação Maria Cunha.
Secom/TO