A identificação padronizada dos estabelecimentos é obrigatória para todos os municípios beneficiados pelos recursos da ação do governo. A ação faz parte de uma estratégia do Ministério da Saúde para estimular a prática de exercícios físicos, pois, segundo o ministro Alexandre Padilha, metade da população brasileira está acima do peso e 15 por cento está obesa. O ministro afirma que as Academias da Saúde estimulam a prática de atividade física nos municípios e explica como os recursos são repassados.
Segundo o ministro da Saúde, Alexandre Padilha, "estudos têm mostrado que, existir uma Academia da Saúde em um bairro aumenta em até três vezes o número de pessoas que fazem atividade física, e principalmente aumenta entre mulheres, idosos, e população de mais baixa renda, exatamente o grupo que nós queremos estimular. Nós já selecionamos dois mil pólos de Academias da Saúde em todo o Brasil, além do recurso para montar o equipamento, mensalmente o Ministério da Saúde repassa o recurso para o município para contratar profissionais de saúde que orientem essa atividade porque é fundamental a orientação e acompanhamento dos profissionais de saúde."
A logomarca deve estar presente nas placas de identificação das academias, tanto internas como externas, nos uniformes dos profissionais e em todos os outros tipos de materiais como impressos, banners e sites. As academias que forem construídas a partir de 2012 devem seguir o mesmo modelo. O Manual de Identidade Visual já está disponível à população no site do Ministério da Saúde no endereço: www.saude.gov.br/academiadasaude.(Agência Brasil)