Produtores estão otimistas com a colheita das variedades precoces. Produtividade superou as expectativas e eles esperam ganhar mais.
João de Sá Filho começou agora a colheita da soja precoce. Nesta safra, ele plantou 500 hectares, área 10 vezes maior que na safra anterior.
A produtividade também aumentou, passou de 55 para 60 sacas por hectare e 65% das cerca de 70 mil sacas estimadas já foram comercializadas. O preço pago passou de R$ 42 em 2012 para R$ 52 este ano.
A propriedade fica em Pedro Afonso, região centro-norte de Tocantins, um dos principais pólos produtores de soja. A chuva está favorecendo o desenvolvimento da cultura.
A área plantada no estado cresceu 20% nesta safra, 543 mil hectares foram destinados ao grão. O Tocantins é maior produtor de soja da região Norte do país, segundo a Conab, a Companhia Nacional de Abastecimento. A produção nesta safra deve chegar a 1 milhão e meio de toneladas.
Os grãos colhidos na região de Pedro Afonso não param de chegar ao armazém de uma cooperativa de agricultores. Desde o início do mês, por dia, são descarregadas cerca de 1.600 toneladas.
O plantio da safrinha também já começou em várias propriedades do estado.
Globo Rural