Com apenas sete farmácias que se revezam semanalmente para atender uma população cada vez mais crescente, o número de reclamações por falta de informações sobre qual delas está no plantão vem aumentando.
Toda semana uma das sete farmácias fica de plantão à noite e durante os finais de semana e feriados, porém, quando alguém precisa adquirir um remédio fora do horário de expediente tem que dar sorte de encontrar na primeira procura ou sair visitando uma a uma para descobrir qual está de plantão.
Poucos proprietários se preocupam em divulgar que está de plantão, e isso vem incomodando os consumidores que ás vezes com pouco dinheiro saem a pé ou de bicicleta a procura de qual delas estará aberta para lhe atender.
“Gasto mais com gasolina procurando a farmácia que está aberta do que o valor do meu remédio para sinusite”. Reclamou o comerciante João Gutembergue Sabóia Marques, que ainda disparou: “Isso é uma vergonha, não distribuem sequer uma xérox pela cidade informando que estão de plantão para que facilite, deveriam informar pois remédio é necessidade, e as vezes os casos são graves que o tempo é fundamental, mas, aqui em Tocantinópolis somos reféns destes proprietários que só visam o lucro e não se preocupam com os consumidores. Eu tenho um carro pra andar atrás só que muitos outros não tem, e é neles que eles deveriam se preocupar, imagine que você precisa comprar um medicamento que custa R$ 6,00 e para comprá-lo, se você não tiver um transporte, vai ter que pegar um mototáxi que vai cobrar mais R$ 8,00 para encontrar a farmácia aberta e voltar. Isto tem que acabar, alguém tem que se manifestar e tomar uma providência para resolver este problema”. Disse Gutembergue.
Na verdade o consumidor está coberto de razão, é muito difícil o cidadão ter na mente a seqüência das farmácias de plantão da cidade, e o único jeito é percorrer de rua em rua até descobrir qual está aberta. Outro problema muito sério é de que a farmácia só fica aberta até as 22 horas e depois deste horário é um “Deus nos acuda”, ou corre para o hospital municipal, ou conta as horas de dor para esperar o dia amanhecer para adquirir o medicamento necessário. Tocantinópolis é uma cidade centenária que em alguns casos vive como antigamente, parecendo com aquelas cidades de novelas, só que é uma novela da vida real que está ficando cada vez mais sem graça. Se ninguém reclama fica do jeito que está, se reclamar vai ficar marcado como antipático.