“Aceitei ser candidato à presidência do Conselho Fiscal da Cooperativa de Mineração dos Garimpeiros de Serra Pelada (Coomigasp) porque a atual diretoria está administrando a cooperativa com transparência e dignidade em prol dos garimpeiros".
Além disso, porque a diretoria assinou o Termo de Ajustamento de Conduta (TAC) com o Ministério Público do Pará e contratou uma renomada empresa para cuidar da gestão financeira da Coomigasp, que é o "Grupo Work”. A declaração foi feita pelo líder garimpeiro João Paz, de Colinas, no Tocantins, ao comentar a indicação de seu nome pela diretoria da cooperativa para se candidatar à presidência do Conselho Fiscal, cuja eleição ocorrerá na Assembleia Geral Ordinária que acontecerá em março em Curionópolis (PA). Na oportunidade, também será votada a prestação de conta da atual diretoria referente ao exercício de 2012.
Segundo João Paz, caso seja eleito, pretende “ser bastante atuante e realizar um trabalho com transparência pensando na distribuição dos dividendos da produção do ouro, do platina e do paládio com os sócios garimpeiros”. Ele disse ainda que se o Conselho Fiscal tiver uma visão profissional da administração e os demais diretores não tiverem, não tem como se realizar um bom trabalho. “Mas sou candidato porque sei que a atual diretoria tem esta visão profissional para administrar as contas da Coomigasp”, afirmou.
O líder garimpeiro tocantinense destacou que a cooperativa “vive hoje uma nova realidade com o contrato firmado com a Colossus e que os frutos estão pertos de serem colhidos”. Sobre a atuação de um pequeno grupo opositor ao projeto, João Paz afirma que a oposição é necessária em qualquer administração, mas ela precisa ser feita com responsabilidade. “Os garimpeiros precisam, primeiro, saber quem está fazendo oposição contra a diretoria que está aí comandada pelo presidente Valder Falcão, que vem realizando um trabalho limpo, transparente e acompanhado diariamente pelo Ministério Público do Pará, para depois julgar”, frisou.
Perfil
João Paz, 56 anos, nasceu Dueré (TO) e há 45 mora em Colinas, uma das mais importantes cidades tocantinenses. Casado com Vilma Rodrigues, ele é empresário do ramo de roupas e confecções. Os negócios são administrados pela esposa para ele possa se dedicar às atividades da Coomigasp. João e Vilma têm duas filhas: Ana Lídia, Juiza de Direito em Minaçu (GO), com apenas 32 anos e Lidiana Paz, formada em Letras. As duas são casadas e já deram dois netos para o casal.
Pioneiro em Serra Pelada, o simpático e carismático João Paz começou a atuar no garimpo de Serra Pelada em junho de 1983, aproveitando o movimento do ouro naquela vila, onde foi gerente de cinco barrancos. Antes de ir para o garimpo, ele trabalhou como motorista de caminhão. E apesar de ter apenas o ensino médio completo, João Paz já exerceu dois mandatos de vereador em Colinas e atualmente é diretor de Relações Públicas da Associação Comercial de Colinas e assessor parlamentar do deputado federal Lázaro Botelho (TO).
Lima Rodrigues – Ascom-Coomigasp.