Durante lançamento do edital, Siqueira Campos destacou a importância da participação da sociedade civil no processo de preservação ambiental e chamou a população e organizações a participarem
Durante lançamento do edital, Siqueira Campos destacou a importância da participação da sociedade civil no processo de preservação ambiental e chamou a população e organizações a participarem
Através da Secretaria de Estado do Meio Ambiente e Desenvolvimento Sustentável (Semades), o Governado do Tocantins lançou nesta quarta-feira, 27, o edital do Programa Nascente Viva para seleção de dez projetos que visam recuperar e revitalizar nascentes e olhos d’água que tenham importância socioeconômica e ambiental para as bacias hidrográficas do Tocantins.
O edital é financiado pelo Fundo Estadual de Recursos Hídricos (FERH) e destinará R$ 1 milhão para financiamento de projetos de organizações não governamentais (ONGs), organizações da sociedade civil de interesse público e outras entidades civis organizadas.
O Governador Siqueira Campos destacou a importância da participação da sociedade civil no processo de preservação ambiental e chamou a população e organizações a participarem com seus projetos. “Temos que aprender a preservar todos os recursos disponíveis e estamos aqui com esse intuito. É preciso preservar enquanto é tempo. O produtor tem que ser o maior agente de preservação ambiental e é por isso que estamos lançando este edital”, pontuou o Governador.
Para o secretário da Semades, Alan Barbiero, o edital é uma oportunidade para a mobilização da sociedade na preservação dos mananciais do Tocantins. “Nós temos várias bacias hidrográficas que tem tido alguns problemas de produção de água em função da erosão e do desmatamento. Essa é uma ação que convida a sociedade para uma atuação participativa a fim de preservar essas nascentes que são as principais produtoras de água no Estado”.
Como se inscrever
As organizações interessadas podem inscrever quantos projetos quiserem, porém, apenas um será contemplado. As inscrições já estão abertas e seguem até o próximo dia 25. O resultado final da seleção está previsto para o dia 25 de abril deste ano.
Cada projeto selecionado poderá receber até R$ 100 mil para desenvolver ações de plantio e manutenção de vegetação ciliar no entorno de nascentes, ações de capacitação e educação ambiental, dentre outras ações que visem a melhoria da qualidade de vida das populações locais.
Podem concorrer projetos a serem desenvolvidos nas bacias hidrográficas dos Rios Formoso, Rio Manoel Alves, Rio Palma, Lontra e Corda, Rio Balsas, Rio São Valério e Bacia Hidrográfica do Entorno do Lago.
Secom/TO