Eles objetivam o desenvolvimento local sustentável e o alcance dos Objetivos de Desenvolvimento do Milênio - ODM, destinados ao público-alvo em situação de vulnerabilidade socioambiental.
Ao todo, foram inscritos sete projetos no Tocantins, sendo três deles selecionados: um de Araguaína e dois de Palmas.
Araguaína
Em Araguaína, o Instituto Zerbini Sustentável e Solidário inscreveu o projeto “Artesanato E Confecção Solidária” obtendo 54,00 pontos e ficando com o 1º lugar no Estado.
Segundo a professora Paula Zerbini, diretora do Instituto, o projeto será executado em dois anos atendendo a 300 mulheres de Araguaína e de cinco Projetos de Assentamento (PA) da região. Os recursos, 120 mil, serão repassados em oito parcelas.
O projeto foi voltado para quatro, dos oito, Objetivos de Desenvolvimento do Milénio (ODM). Os assentamentos beneficiados com cursos de Artesanato e Confecção Solidária são: PA Ventura em Piraquê; PA Remanção em Nova Olinda; PA Recanto em Xambioá; PA Coração do Araguaia e Apinajé em Palmeirante.
A Cafessol (Cooperativa dos Agricultores Familiares) foi a beneficiada em Araguaína. A previsão é de que os cursos iniciem em fevereiro.
Palmas
Em Palmas, a Associação de Mulheres em Ação participou com o projeto “BIOARTE - Artesanato Sustentável Com Frutos Do Cerrado” e obteve 52,67 pontos, galgado o 2º lugar. Ainda em Palmas, o Instituto de Desenvolvimento Ambiental e Humano da Região Amazônica – IDAHRA foi selecionado com 23,50 pontos através do projeto “Plantar é viver Palmas”.
Três projetos não foram selecionados por está com a documentação incompleta, enquanto o outro foi postado fora do prazo.
Os projetos serão desenvolvidos nos municípios vinculados às Superintendências Regionais da CAIXA com foco em Geração de Trabalho e Renda, tendo por objetivo criar melhores condições e oportunidades de trabalho, para que as pessoas possam disponibilizar serviços ou produzir bens para o mercado, de forma individual ou coletiva, mobilizando recursos financeiros e insumos para assegurar e/ou melhorar a sua renda.
Os projetos terão investimentos de no máximo R$ 120.000,00 (cento e vinte mil reais) a serem liberados pela Caixa.
Objetivos de Desenvolvimento do Milênio (ODM)
São oito os objetivos todos os projetos estrão focados.
1º - Acabar com a fome e a miséria; +
2º - Educação Básica de qualidade para todos;
3º - Igualdade entre sexos e valorização da mulher; +
4º - Reduzir a mortalidade infantil;
5º - Melhorar a saúde das gestantes;
6º - Combater a Aids, a malária e outras doenças;
7º - Qualidade de vida e respeito ao meio ambiente; +
8º - Todo mundo trabalhando pelo desenvolvimento. +
(Os assinalados com + são os objetivos a serem trabalhados pelo Instituto Zerbini).
Portal AF (Matéria por indicação da internauta Paula Rodrigues Zerbini)