O acidente aconteceu por volta das 09 horas da manhã deste Sábado (29), no pátio do Posto Fiscal da Sefaz-TO. Motorista culpa excesso de buracos do local.
A tombada de uma carreta tanque carregada com 22 mil litros de óleo diesel que aconteceu no pátio do Posto Fiscal da Sefaz-TO., em Aguiarnópolis quase provoca uma tragédia. Por sorte, ninguém ficou ferido, e ao se soltar da outra parte da carreta, o tanque desceu e ao bater na lateral de um caminhão baú, tombou antes de pegar mais velocidade. Com a virada, começou um grande vazamento de óleo que foi contido rapidamente graças ao empenho de vários caminhoneiros que estavam no local e correram para ajudar evitando que o óleo derramasse por completo.
A carreta de placas NLN-0094 de Palmas, estava sendo puxada pelo caminhão IVECO-420 de cor branca e placas MXG-6030 também de Palmas, pertencente a empresa Fênix Transporte e Logística. O motorista do caminhão que não quis se identificar, contou bastante nervoso que o posto fiscal fica localizado em um local que se tornou uma verdadeira armadilha. "Agente chega aqui freando com os freios pegando fogo e ainda tem centenas de buracos para estourar o sistema de amortecedores, não há caminhão que agüente este trampo". Reclamou o motorista que nos contou que havia carregado em São Luiz e seu destino seria a cidade de Fortaleza do Tabocão para o posto que leva o mesmo nome da cidade.
Ao verem a nossa equipe, outros caminhoneiros passaram a também reclamar do mesmo problema, e um deles chegou a acrescentar o seguinte: "Este posto fiscal por estar na divisa de dois estados é uma vergonha, não tem pátio para estacionar os caminhões, a buraqueira impera por todo lado e nem a balança funciona, pois ha vários anos passo aqui toda semana e faz tempo que a mesma está isolada se transformando em mais uma armadilha". Acrescentou outro caminhoneiro.
Se os motoristas que ajudaram não tivessem agido rápido, com certeza teria acontecido no mínimo uma tragédia ambiental, pois se não houvesse a intervenção dos mesmos, o óleo teria derramado totalmente e como o local fica em uma ladeira, o produto iria parar dentro do Rio Tocantins que fica a cerca de 400 metros do local do acidente.
Após conter o vazamento, um outro caminhão tanque foi usado para receber o óleo que continha no tombado, usando para isso um pequeno motor de sucção. Para retirar o óleo que derramou na pista, foi jogado uma grande quantidade de areia no local.
Um fato curioso e que foi alertado pelos motoristas, é que logo após o acidente uma equipe chegou para tapar provisoriamente todos os buracos que tem no pátio do Posto Fiscal. O serviço estava sendo feito com piche e brita, o que provisoriamente vai quebrar o galho por enquanto.
Vejam abaixo mais algumas fotos tiradas no local do acidente: