De acordo com Irajá Abreu, os recursos são provenientes do Orçamento Geral da União e serão repassados pelo Ministério da Agricultura aos municípios para aquisição de maquinário com objetivo de oferecer suporte à produção agrícola nos municípios tocantinenses.
“A otimização da produção agrícola depende da modernização e do uso da tecnologia. Oportunizar para os produtores do Tocantins o acesso ao maquinário vai proporcionar uma mudança expressiva na produtividade por hectare e promover um aumento considerável na renda dos agricultores familiares e na economia dos municípios”, enfatiza Irajá Abreu.
Irajá Abreu considera que a aplicação da tecnologia agrícola é uma ação essencial para a geração de emprego e renda e melhoria da qualidade de vida nos municípios do Tocantins.
“Democratizar a tecnologia para os agricultores familiares de 21 municípios do Tocantins é o objetivo da destinação dos recursos para a aquisição do maquinário agrícola. Estudos do Ministério da Agricultura apontam que em 1950, 1 agricultor alimentava mais 10 pessoas, com o uso da tecnologia em 2000, 1 agricultor alimentava mais 99 pessoas, esse é o exemplo prático do aumento da produtividade”, disse.
Segundo o deputado, a título de comparação, e para ressaltar a importância de investimentos em tecnologia agrícola, se fosse utilizada a tecnologia de 1950 para produzir a colheita de do ano de 2000 seria necessário incorporar uma área de 1, 1 bilhão de hectares à produção.
Irajá Abreu afirma estar confiante que os recursos serão encaminhados aos municípios em questão de meses e vê o empenho dos recursos como uma ótima notícia. “O empenho dos recursos garante que esses investimentos estão garantidos para os municípios tocantinenses e não serão remanejados para outras áreas, ações ou localidades”.