Data do post: 14/01/2012 22:20:31 - Visualizações: (2779)
Mais um corpo foi encontrado na manhã deste sábado (14), no Parque Airton Sena, completando o décimo assassinato no mês de Janeiro em Imperatriz. A vítima chamava-se Carlito da Silva conhecido como “Kel”, 26 anos, que era usuário de drogas, e residia em uma casa de favor para vigiar a residência.
Pela posição que o corpo foi encontrado, o sargento Sena disse que a vítima provavelmente teria ficado de joelho pedindo para não ser morto. Kel, como era conhecido, foi executado com um tiro de revólver à queima roupa na cabeça.
Moradores disseram que ouviram o tiro por volta de uma hora da madruga. Segundo o sargento, próximo ao local do crime existe uma boca de fumo.
Relação das Outras Nove Vítimas em Imperatriz
- A Primeira vítima do ano foi Francisco Sousa Santos, 29 anos, que era morador da Rua Bayma Júnior, 21, Povoado Centro Novo a8 km de Imperatriz. Ele foi degolado com um golpe de foice e ainda recebeu vários golpes de faca, morrendo instantaneamente no dia 1º de Janeiro por volta das 2h30min.
- O segundo assassinato do ano foi registrado na noite da segunda-feira (2) no Bairro da Caema, a vitima, o líder comunitário Belizio Ribeiro da Costa, 29 anos, foi morto ao lado de sua residência com três.
- Belízio Costa era vice-presidente da Associação de Moradores do Bairro Beira Rio, e era uma pessoa bastante conhecida na cidade. Ele havia trabalhado na área administrativa do Instituto Médico Legal (IML) e no Hospital Municipal (Socorrão), onde desempenhava a função de técnico em enfermagem.
- A Terceira Vítima foi Jardel Sousa Barbosa, 25 anos, fato ocorrido por volta de 22 horas do dia 03 de Janeiro, na Rua Dr. Itamar Guará, Vila Mariana, periferia de Imperatriz.
- Segundo informações da Polícia Militar, Jardel Sousa se encontrava sentado na porta de sua casa quando chegaram dois elementos em uma motocicleta, os quais seriam amigos dele e pediram água. Ele entrou com os dois elementos na residência e, após beberem, eles deram tchau para Jardel. Em seguida, um sacou uma arma de fogo e disse: “Toma Jardel, essa é para ti”, efetuando três tiros.
- O Quarto Assassinato aconteceu na manhã da quarta-feira (4). O homem identificado por Adailton Monteiro Bahia, vulgo “Careca”, 21 anos, foi encontrado baleado em uma casa localizada na Rua Niterói, no Porto da Balsa. Morreu a caminho do Hospital Municipal de Imperatriz, o Socorrão.
- Na casa onde Adailton Monteiro foi baleado, a Polícia Militar apreendeu dois aparelhos de TV LED, um de 32 e outro de40 polegadas, justamente as que tinham sido roubadas no assalto a uma residência no Jardim São Luís no dia anterior.
- A Quinta Vítima foi o ex-policial militar Antonio Nilson Andrade da Silva, vulgo “Sabóia”, 40 anos, ele foi morto com vários tiros de pistola calibre 380, na noite da quarta-feira (4), por volta de 19h30. Segundo informações de testemunhas, um elemento até o momento desconhecido foi o autor dos vários disparos que mataram o ex-policial militar.
- A sexta vítima, Zaqueu de Sousa Dourado, conhecido por "Izac", era morador da Rua Santa Rita, próximo á Escola Eliza Nunes, ele foi morto na madrugada da sexta-feira (6), na Rua Bandeirante N° 10. Segundo informações todos estavam com Izac no quintal da residência abandonada que pertence ao tio de Marcio, bebendo cachaça e usando drogas, quando iniciou uma discussão entre Izac e Loura, ela estava com uma faca na mão, onde Marcio teria pegado a faca e com ajuda de Loura desferiu uma facada no pescoço de Izac, mas, antes disso Wilton já teria dado um chute na vitima.
- A Sétima vítima foi assassinado também na sexta feira (6), e aconteceu em um Bar. De acordo com pessoas que estavam no Bar localizado no cruzamento das Ruas Maranhão com Tamandaré, onde aconteceu o crime, relataram que um homem vestido de preto chegou com o capacete na mão em seguida fez vários três disparos, contra Ralyson Pereira da Silva, 36 anos, que estava sentado na mesa bebendo uma cerveja, e morreu no local. Ainda segundo as testemunhas o assassino saiu correndo, subiu na garupa de uma Biz preta que aguardava próximo ao local. A polícia trabalha com a hipótese de que o crime deva estar ligado à morte do Ex-PM Sabóia.
- A Oitava Vítima chamava-se Lourinaldo Vieira da Silva, tinha 36 anos, e foi morto com dois tiros na cabeça no Palmeiras Bar na Avenida Pedro Neiva de Santana, entrada do conjunto Palmeiras. Loro como era conhecido era proprietário da F250 Putona.
- A Nona vítima foi Adalto Costa Nascimento, 21 anos. Ele foi morto por volta das 22h00min na Rua Niterói. As informações dão conta de que o assassino chegou próximo á Adalto e efetuou três tiros, em seguida se aproximou da vitima no chão, onde descarregou a arma. Não satisfeito o companheiro do assassino ainda puxou uma faca e efetuou mais dois golpes no pescoço da vitima.
SÃO LUIZ
A Grande Ilha de São Luís já registrou 18 homicídios neste mês de janeiro, até à tarde da quinta-feira (12). O levantamento foi feito com base nos registros do Instituto Médico Legal (IML), equivale a uma média de 1,5 assassinato por dia. Os três crimes de morte mais recentes ocorreram na quarta-feira (11).
No Distrito Industrial foram mortos os irmãos empresários José Mauro de Queiroz, 57 anos, e José Queiroz Filho, 68, naturais da Bahia. Na Vila Brasil, foi assassinado a tiros Gilvan Cardoso Reis, 31.
Em todos os casos registrados, nos primeiros dias do mês, as vítimas eram do sexo masculino, sendo uma delas um adolescente de 16 anos – Lauderson dos Santos, morto a tiros na área do Sacavém, no dia 3.
Ao menos seis dos assassinatos vitimaram jovens, na faixa etária entre 16 e 22 anos. Nas anotações do livro do IML não constam as idades de duas das vítimas (Edson Fernandes Moura e Francisco Fernandes da Silva).
Dos 18 homicídios, 13 ocorreram com o uso de arma de fogo e 5 com arma branca. Em pelo menos três casos, a polícia suspeita que a motivação dos crimes está relacionada com o tráfico de drogas: os assassinatos de Izaac Garcês de Oliveira, Márcio Cesar Dias Boaventura e Gilvan Cardoso Reis.
A pesquisa foi feita com base nos registros do IML e no que foi divulgado na imprensa local.
RELAÇÃO DAS VÍTIMAS*
- Fredson Douglas Frazão, 28 anos (bairro onde morava não informado; entrada no IML 1°/1/12; morto por arma de fogo)
- Kerlison Carlos Coelho Costa, 20 anos (morador do Habitacional Nice Lobão; entrada no IML em 1°/1/12; morto por arma branca)
- Edson Fernandes Moura, idade não informada (morador Anjo da Guarda; entrada no IML em 1°/1/12; morto por arma de fogo)
- Francisco Fernandes da Silva, idade não informada (morador do Monte Castelo; entrada no IML em 1°/1/12; morto por arma de fogo)
- Valbino Pereira Paixão, 24 anos (morador do Sol e Mar; entrada no IML em 1°/1/12; morto por arma de fogo)
- Levi Santos Silva, 47 anos (morador do Pirabora; entrada no IML em 2/1/12; morto por arma branca)
- José de Ribamar Cordeiro, 37 anos (morador da Vila Alonso Costa Monte Castelo; entrada no IML em 2/1/12; morto por arma branca)
- Gustavo André Cruz de Lima, 21 anos (morador do Vicente Fialho; entrada no IML em 2/1/12; morto por arma de fogo)
- Genilson da Luz Mendonça, 31 anos (morador do Jarcaty; entrada no IML em 2/1/12; morto por arma de fogo)
- Eduardo Ferreira - “Pinguelão”, 21 anos (morador do São Francisco; entrada no IML em 3/1/12; morto por arma de fogo)
- Lauderson dos Santos, 16 anos (morador do Sacavem; entrada no IML em 3/1/12; morto por arma de fogo)
- Gabriel Luís Pereira Costa, 20 anos (morador do Bom Jesus; entrada no IML em 7/1/12; morto por arma de fogo)
- Nivaldo Costa de Jesus, 28 anos (morador do Santa Maria; entrada no IML em 8/1/12; morto por arma branca)
- Izaac Garcês de Oliveira - “Tamaguinho”, 22 anos (morador da Cidade Olímpica; entrada no IML em 9/1/12; morto por arma branca)
- Márcio Cesar Dias Boaventura, 23 anos (morador do Ivar Saldanha; entrada no IML em 10/1/12; morto por arma de fogo)
- José Mauro Alves de Queiroz, 57 anos (morador do Turu, entrada no IML em 11/1/12, por arma de fogo)
- José Queiroz Filho, 68 anos (morador do Turu, entrada no IML em 11/1/12, por arma de fogo)
- Gilvan Cardoso Reis, 31 anos (morador da Vila Brasil, entrada no IML em 11/1/12, por arma de fogo)
(*) Até 14h de quinta-feira (12)
Com Informações de Gabriela Saraiva e Oswaldo Viviani/Jornal Pequeno e O Progresso