Policial Militar é Baleado em Casa ao Reagir a Assalto em Gurupi
Ademário Lins Junior foi ferido na cabeça por um dos bandidos e passou por cirurgia para retirada do projétil.
Um policial militar reagiu a um assalto e acabou baleado na cabeça, no início da tarde deste sábado (14), em Gurupi, Sul do Estado. Segundo a família, o policial Ademário Lins Júnior, o cabo Lins, estava em casa, no setor Sol Nascente, quando dois homens armados teriam invadido o local. Lins tentou reagir e acabou levando um tiro. Mesmo depois de ferido, ele ainda tentou atirar contra os assaltantes, mas não acertou.
De acordo com testemunhas, os assaltantes fugiram logo depois dos disparos em uma moto azul com placa vermelha - cor obrigatória em motos usadas para fins comerciais em cidades com legislação específica. Os vizinhos chegaram a ouvir os barulhos dos disparos. O policial ferido foi levado para o hospital na viatura da Polícia Militar porque, segundo os próprios policiais, que atenderam a ocorrência, o Serviço de Atendimento Móvel de Urgência (Samu) não apareceu para socorrer o homem baleado.
Cabo Lins está em um hospital particular de Gurupi e passou por uma cirurgia, no início da noite, para a retirada do projétil. Após a cirurgia, o policial foi encaminhado para um leito da Unidade de Terapia Intensiva (UTI). O policial trabalha no setor de transportes do 4º Batalhão da PM, em Gurupi. Segundo a PM, o principal suspeito foi identificado como Júnior Cabeção e até o fechamento desta matéria estava sendo procurado pela polícia.
Samu
Segundo o Samu, no momento da ocorrência com o policial, as duas ambulâncias, a básica e a com UTI, estavam em atendimento. Depois da paciente atendida pela UTI ter sido levada para o hospital, a ambulância seguia para atendimento ao policial, mas a central recebeu telefonema cancelando a ocorrência e, logo depois, ligaram novamente solicitando o atendimento. Conforme o Samu, os telefonemas estão registrados.
Situação
Ademário Lins Júnior, o cabo Lins, está internado em estado gravíssimo e passou por cirurgia no início da noite de ontem para retirada do projétil.
PM Desencadeia Nova Etapa da Operação Intermitente, em Paraíso do Tocantins
Dando continuidade às atividades pertinentes à denominada “Operação Intermitente”, o 8º Batalhão da Polícia Militar (8º BPM), em Paraíso do Tocantins-TO, realizou nesta quinta-feira, dia 12, um nova etapa de ações, no perímetro urbano e em vias de acesso a municípios circunvizinhos daquele município, com direcionamento aos locais de maior aglomeração, como ocorreu na primeira etapa da operação realizada na semana passada.
Durante as atividades foram revistados freqüentadores de 16 estabelecimentos comerciais e abordados 93 veículos, resultando em duas prisões em flagrante, decorrentes de apreensão de entorpecente e embriaguez ao volante, respectivamente. Houve ainda a aplicação de 08 notificações por infrações cometidas no trânsito.
A operação faz parte do planejamento firmado pelo Comando do 8º BPM para 2012, com o objetivo de coibir e reprimir o tráfico, comércio e consumo de entorpecentes naquela região. Em caráter permanente, visa ainda integrar forças no sentido de reforçar o policiamento ordinário da OPM (Organização Policial Militar), com a participação da ROTAM (Rondas Ostensivas Táticas Metropolitanas) e GOC (Grupo de Operações com Cães, ambos pertencentes à CIOE (Companhia Independente de Operações Especiais), com sede em Palmas-TO, de onde partiu também reforço do Serviço de Inteligência.
Segundo o comandante do 8º BPM, TC PM Lustosa, “a Polícia Militar em Paraíso do Tocantins-TO, reafirma o compromisso de manutenção da ordem e paz pública. Tais ações, sendo as mais variadas, tem caráter continuado e visa combater condutas desajustadas que contrariem a tranqüilidade”, afirma.
Ten Cel Lustosa enfatiza ainda a importância da interação com a comunidade, através de informações via 190 e diz que “a intenção é que 2012 possa ser marcado pela efetividade policial militar, por meio da intensificação do policiamento ostensivo e preventivo, não somente em Paraíso-TO, mas em todos os 17 municípios circunscritos”, ressaltou.
ROTAM realiza prisão por tráfico de drogas em Paraíso do Tocantins
Durante patrulhamento, realizado pela equipe da ROTAM - Rondas Ostensivas Táticas Metropolitanas, pertencente à CIOE – Companhia Independente de Operações Especiais, foram apreendidas32 pedrasde crack com Alessandro Rodrigues, de 19 anos, e uma pedra de crack com Marcelo P. Gonçalves, de 29 anos. Foi apreendida também uma quantia em dineheiro no valor de R$ 324,00.
O fato aconteceu nesta quinta-feira, 12, durante a “Operação Intermitente” desenvolvida na cidade de Paraíso do Tocantins. Os dois foram levados para Delegacia de Polícia Civil, onde Alessandro Rodrigues foi autuado por tráfico de drogas.
Possível Latrocínio é Evitado em Arraias por Militar que Estava em Descanso
Mesmo em seu horário de descanso, o sargento Edilson Pereira de Sousa, conseguiu evitar um possível latrocínio contra o aposentado Olavo de Oliveira Silva, de 82 anos, morador na cidade de Arraias-TO. O ato infracional era praticado por dois menores infratores, ambos de 17 anos. O fato aconteceu por volta das 22h desta quinta-feira, dia 12.
O militar encontrava-se em sua residência e ao ouvir gritos da casa do vizinho averiguou pela fechadura da porta que o aposentado estava sendo agredido com uma faca por um dos autores. Para socorrer a vítima o militar arrombou a porta e um infrator avançou em sua direção com a faca em punho, após luta corporal com o policial, os dois fugiram. Para entrar na casa, os dois arrombaram a janela dos fundos.
Em seguida, a equipe de Rádio Patrulha localizou um dos infratores em uma residência próxima ao local do crime. Este sofreu lesões leves no ombro e no braço esquerdo. Já o idoso sofreu um corte profundo nos quatro dedos da mão direita, ficando a princípio, sem os movimentos.
Duas testemunhas que se encontravam na residência onde o adolescente foi encontrado escondido disseram que ele havia chegado correndo, pouco antes de ser localizado pela polícia. No local foi encontrado um facão de20 cmde lâmina e uma faca tipo peixeira com13 cmde lâmina.
Os objetos e os infratores foram encaminhados à Delegacia de Polícia, onde um deles confessou que os dois teriam ido à residência do idoso para roubarem o dinheiro que ele guardava. Mas eles não chegaram a roubar nada da vítima porque foram impedidos pelo policial.
Suposta Arma Utilizada em Homicídios em Gurupi é Apreendida pela PM com um Menor
O Grupo de Operações com Cães do 3º Pelotão da Companhia Independente de Operações Especiais – CIOE, em Gurupi, apreendeu em poder do menor V. G. S. de 17 anos, uma arma de fogo calibre 38 sem numeração que teria sido supostamente utilizada em dois homicídios ocorridos naquela cidade.
A apreensão aconteceu após a PM receber denúncia via 190 por volta das 11h desta quinta-feira, dia 12. Ao se deslocar até a residência do menor, no setor Leste daquela cidade, a equipe encontrou a arma supostamente utilizada no homicídio do senhor Luciano, ocorrido na Avenida Amapá entre ruas 16 e 17 na última terça-feira dia 10, e no homicídio da adolescente Maurilândia, na Avenida Ceará, entre as Ruas 16 e 17, no mês de dezembro de 2011.
O autor do primeiro homicídio já se encontra à disposição do judiciário. Quanto a arma apreendida, a mesma teria sido entregue ao menor infrator pelo autor do homicídio de Luciano, para que a mesma fosse escondida.
A arma, e o menor acompanhado da mãe, foram conduzidos para a Delegacia de plantão, para as demais providências cabíveis.
8º BPM Realiza Balanço de 2011 e Planeja Ações Para 2012
O 8º BPM (Batalhão da Polícia Militar), com sede em Paraíso do Tocantins-TO, que abrange outros 17 municípios situados no vale do Araguaia, comemora os resultados positivos em 2011. As comemorações decorrem de balanço favorável das ações neste ano em comparação ao ano de 2010. Tais informações constam em relatório anual, o qual, através de indicativos percentuais, ilustram o desempenho das variadas atividades operacionais e administrativas daquela OPM (Organização Policial Militar).
De acordo com o balanço, em se tratando do número de ocorrências registradas em todo o âmbito de sua circunscrição (8º BPM), houve uma redução de aproximadamente 6% no número das mesmas em 2011, no comparativo com 2010, sendo neste ano registrado um total de 4.412 ocorrências e 4.183 no ano passado.
Houve ainda aumento de 36% nas apreensões de armas, sejam de fogo ou brancas (instrumentos cortantes), sendo apreendias 50 armas em 2010, enquanto que em 2011 efetuou-se 68 apreensões. Outro acréscimo significativo foi constatado quanto à posse e porte de entorpecentes, onde houve, no período de 2011, um incremento de surpreendentes 630% de detenções, comparando-se com 2010.
Conforme assegura o comandante do 8º BPM, tenente coronel QOPM Jarbas Lustosa de Sousa, “através de alguns dos indicadores, como os ilustrados, a Polícia Militar cumpre o seu papel, qual seja: servir e proteger, através do policiamento ostensivo/preventivo/repressivo, promovendo elevação da sensação de segurança a todos os 18 municípios que integram o 8º BPM.
Assim, os números apontados devem ser vislumbrados enquanto resultante da efetividade da atuação policial militar, e não enquanto elevação no número de condutas criminosas. As ações foram intensificadas em 2011, sendo desencadeadas 25 operações, intercaladas com blitzen nos trânsitos urbano e rodoviário, além da atuação do serviço de rádio patrulhamento e velado”, afirmou o comandante.
O tenente coronel Lustosa informou ainda que para 2012, as ações serão ainda mais efetivas. Sendo que a primeira semana do ano já fora marcada pela denominada “Operação Intermitente”, cujo foco direciona-se ao tráfico, comércio e consumo de entorpecentes, em Paraíso-TO e adjacências.
Adiantou também, que todo o planejamento concernente a eventos e festividades já foi estruturado, já antevendo, carnaval, Semana Santa, exposições agropecuárias, aniversários das cidades, comemorações regionais, entre outros. “Dessa maneira, o 8º BPM, em mais um início de ano, reforça o compromisso de, em parceria com a sociedade, debelar atos atentatórios à paz e à ordem pública”, pontuou o Ten Cel PM Lustosa.
Após Furto em Fazenda, Militares do 5º BPM Prendem Três Autores e Recuperam Objetos
Após ser acionados via 190 por volta das 20h desta terça-feira, dia 10, militares do 5º Batalhão, em Porto Nacional prenderam em flagrante, Valdiran Viana do Santos (18); Carlos André Barros Lima (32) e Cristiano de Souza Barros (24), após um furto ocorrido na fazenda Dom Augusto, às margens da TO 050, na altura do Km 21.
Por determinação do Copom, duas guarnições de Rádio Patrulha deslocaram-se até a entrada da fazenda, onde a vítima Erasmo de Oliveira informou-lhes que um veículo ocupado por três pessoas teria entrado em sua fazenda e levado vários objetos.
Durante patrulhamento, os policiais localizaram o veiculo Ford F350 azul, Placa BWN – 4635 de Palmas – TO, ocupado pelos três suspeitos. Ao fazerem buscas no caminhão os militares encontraram os seguintes produtos furtados: 02 baterias de 170 amperes; cerca de500 kgde adubos formula 22211; 01 tambor de200 litrosvazio; 01 tambor de50 litrosvazio; 01 garrafa térmica cor vermelha; 02 baldes plástico vazios; 01 alicate tesoura grande de corte;01 péde cabra; 01 facão; 65 chaves mecânicas modelos diversos; 01 balde vazio de óleo lubrificante e 01 facão que não pertencia à vitima.
Diante dos fatos foi dada voz de prisão aos autores e após serem informados de seus direitos os mesmos foram conduzidos para a Depol para os demais os procedimentos cabíveis.
4º BPM Prende Acusado de Roubo e Apreende Produtos Roubados, Armas, Munições e Moto Utilizada no Crime
Na noite desta terça-feira, dia 10, policiais militares do Serviço Operacional do 4º BPM – Batalhão da Polícia Militar efetuaram a prisão de João Diones Furtado Alves, “vulgo Liquinho”, de 24 anos, acusado de roubo em um estabelecimento comercial, na cidade de Figueirópolis.
Os militares do Destacamento PM daquela cidade foram acionados via 190, por volta das 21h, pela proprietária da micro-empresa “Tele-Cartão”, a qual informou que dois indivíduos haviam roubado todo o dinheiro que se encontrava no caixa de sua empresa. Segundo a comerciante, os criminosos adentraram na empresa e um deles encapuzado e com uma pistola em punho, exigiu-lhe que entregasse dinheiro, cartões telefônicos e aparelhos celulares de clientes, depois fugiram em uma moto pela BR-153 em direção à cidade de Cariri do Tocantins.
Ao seguirem no encalço dos criminosos, os militares de Figueirópolis solicitaram reforço, sendo designadas viaturas do Destacamento de Cariri e da sede do 4º BPM, as quais realizaram bloqueio próximo à Fazenda Três Ramos, no município de Cariri, onde foi interceptada a motocicleta utilizada pelos fugitivos.
Ao serem abordados, os criminosos tentaram fugir pela estrada de acesso à referida fazenda, tendo o condutor da motocicleta perdido o controle da direção e caído, e o outro aproveitado para fugir pela pastagem. O autor, identificado por João Diones Furtado Alves, foi preso em flagrante.
Em poder do preso, a Polícia encontrou R$ 829,00 em dinheiro; 34 cartões com créditos para orelhões; 03 aparelhos celulares; bem como a motocicleta Honda CG 125 Titan azul, placa MWM – 2103 de Figueiópolis – TO, com chassi adulterado; uma pistola Marca Taurus oxidada em preto, modelo PT57, calibre 7.65, nº FNB50407D; 01 carregador; 04 munições calibre 32; 01 capacete e 02 capuzes utilizados para a prática do crime
O acusado foi conduzido para a Central de Flagrantes de Gurupi juntamente com o produto do roubo, a arma, munições, a motocicleta e demais objetos utilizados na no crime, os quais foram apreendidos pela autoridade policial, que também lavrou o Auto de Prisão em Flagrante contra o mesmo.
O segundo acusado, que seria o comparsa de João, não foi identificado, porém o delegado plantonista informou que serão tomadas as providências no sentido de identificá-lo e prendê-lo.