São quase 17 mil vagas. As oportunidades são para os estados da Bahia, Alagoas, Distrito Federal, Goiás, Mato Grosso do Sul, Minas Gerais, Pará, São Paulo e Tocantins. A remuneração inicial para esse cargo é de R$ 1.408, mais gratificação semestral de 25%. A jornada de trabalho é de 30 horas semanais. As inscrições começam no próximo dia 23.
Como a seleção é para formação de cadastro reserva, em todo o País, 16.860 candidatos poderão ser classificados. Dentro desse número, o máximo de candidatos classificados na Bahia é de 2 mil.
No entanto, a assessoria de comunicação do Banco esclarece que ser classificado no concurso não garante a convocação para assumir o cargo. O concurso tem validade de um ano, podendo ser prorrogado por igual período e é durante esse período que pode acontecer à convocação, como foi o caso da escrituraria Adriana Figueiredo.
Apesar de não ter certeza de que seria chamada, ela apostou na oportunidade e acredita que fazer um concurso de cadastro reserva vale a pena para os interessados na carreira bancária.
Ela conta que fez a seleção de 2008 e foi classificada, mas a convocação só aconteceu no final do ano passado para assumir o cargo. “Eu não tinha nem mais esperança de ser chamada, quando me ligaram dizendo que eu estava sendo convocada. Para mim toda a possibilidade de conseguir ingressar, sempre é válida”, garante a escrituraria. Essa foi à segunda seleção que Adriana fez para garantir uma vaga no banco.
Assim como Adriana, os aprovados nessa seleção serão responsáveis por atividades como: atendimento ao público, contato com clientes, prestação de informações aos usuários, redação de correspondências, conferência de relatórios e documentos, controles estatísticos, divulgação e venda de produtos e serviços oferecidos pelo banco, atualização e manutenção de dados em sistemas operacionais informatizados.
INSCRIÇÃO
Os interessados em participar da seleção podem se inscrever até o dia 14 de fevereiro no site da Fundação Cesgranrio, responsável pela organização do concurso: www.cesgranrio.org.br. Há também a possibilidade de efetivar inscrição nos postos credenciados à fundação, localizados nos municípios onde haverá aplicação de provas.
SELEÇÃO
As provas objetivas acontecem no dia 25 de março. No Tocantins (Macro Região 23), os inscritos da Micro Região 91 que abrange as cidades de Ananás, Araguaína, Araguatins, Arapoema, Augustinópolis, Colinas do Tocantins, Filadélfia, Santa Fé do Araguaia, Tocantinópolis e Xambioá, farão as provas na cidade de Araguaína.
Os da Micro Região 92 das cidades de Colméia, Guaraí, Miracema do Tocantins, Miranorte e Pedro Afonso, farão as provas em Guaraí.
Micro Região 93: Brejinho de Nazaré, Cristalândia, Divinópolis do Tocantins, Fátima, Lagoa da Confusão, Paraíso do Tocantins e Porto Nacional, farão as provas em Paraíso do Tocantins.
Micro Região 94 é somente da cidade de Palmas, e os inscritos para essa Micro Região farão as provas na própria capital.
Micro Região 95: Aliança do Tocantins, Alvorada, Araguaçu, Figueirópolis, Formoso do Araguaia, Gurupi, Palmeirópolis e Peixe deverão fazer as provas em Gurupi.
Micro Região 96: Arraias, Combinado, Dianópolis, Paranã, Silvanópolis e Taguatinga, farão as provas em Dianópolis.
Após a prova objetiva, os candidatos que passarem para a 2ª Etapa serão submetidos a exames médios e procedimentos admissionais (de responsabilidade do Banco do Brasil). A previsão é que o resultado seja divulgado no dia 7 de maio. (Clique Aqui para ver o edital)
Amanda Palma/A tarde.com.br