José Dirceu (PT) – tido como chefão do esquema do chamado “mensalão” petista – ficou em segundo lugar, mas nem chegou perto do oligarca maranhense: conquistou 1.315 votos (18,8% do total). O terceiro posto foi conquistado pela deputada distrital Jaqueline Roriz (PMN) – flagrada num vídeo recebendo R$ 50 mil da corrupção na campanha eleitoral de 2006 no Distrito Federal.
As “premiações” dos três políticos mais votados (algemas de ouro, prata e bronze) aconteceu no baile pré-carnavalesco do “Pega Ladrão”, que aconteceu na ultima quinta-feira (19), no Clube dos Democráticos, no bairro da Lapa, reduto da boemia carioca.
A organização do baile é do Movimento 31 de Julho e de outros grupos anticorrupção que, desde o ano passado, vêm promovendo manifestações por todo o Brasil.
Para eleger quem seria o político mais impune do Brasil, a enquete no Facebook sugeriu nove nomes. Além dos seis ministros do governo Dilma Rousseff demitidos após denúncias de irregularidades (Alfredo Nascimento, Antonio Palocci, Wagner Rossi, Orlando Silva, Carlos Lupi e Pedro Novais), completaram a lista José Sarney, José Dirceu e Jaqueline Roriz.
Por Oswaldo Viviani/JP