Tocantinópolis - TO
TOCNOTÍCIAS Vocês Fazem a Notícia, Nós Apenas Divulgamos!
Siga-nos
Facebook Youtube Twitter

Tales Ricarte o (Kanu) Ex-Tocantinópolis é Destaque de uma Equipe do Longínquo País Chamado Brunei

Data do post: 24/01/2012 16:57:25 - Visualizações: (1774)

O jogador brasileiro Tales Ricarte mais conhecido como (Kanu) brasileiro, após fazer brilhante apresentação no Tocantinópolis Esporte Clube na temporada 2011, foi enxergado por um empresário, que o levou para jogar na equipe do DPMM FC (Brunei).

           Tales Ricarte diz sempre está disposto a enfrentar grandes desafios. Revelado pelo Ituiutabana-MG, o zagueiro defendeu vários clubes brasileiros, principalmente do centro-oeste e do norte, até que teve a oportunidade de assinar com um clube de Brunei. Após testes, Tales embarcou para o desconhecido país e, em entrevista exclusiva a um site de esportes, aborda o novo momento na carreira, entre outros assuntos.

             Vejam a entrevista logo abaixo:

         Você é natural de Goianésia, interior de Goiás, mas começou a carreira no Ituiutabana, de Ituiutaba, Minas Gerais, cerca de500 kmde distância. O que o levou a optar por um clube mineiro em detrimento de um goiano?

           Estava com 17 anos e o Ituiutabana abriu as portas para que eu pudesse jogar profissionalmente. Não pensei duas vezes e aceitei a proposta.

          Em 2005-06, você atuou pelo La Rhodienne (Bélgica). Que divisão o clube disputava, na época?

           A passagem pela Bélgica serviu mais como experiência internacional. O La Rhodienne era um time da 4ª Divisão [Belgium Promotion, dividida em quatro grupos de 16 clubes, cada] e não tinha dinheiro para regularizar jogadores estrangeiros. Na época, meu empresário prometeu arrumar um time da 1ª Divisão (Belgium Pro League), mas isso nunca aconteceria. Por esta razão, voltei ao Brasil.

         Em 2011, você esteve no plantel do Tocantinópolis, que disputou a Série D, sendo eliminado na 1ª Fase, num grupo que tinha Itumbiara-GO, Anapolina-GO Tupi-MG e Gama-DF. O que pode falar do futebol tocantinense em geral, já que também defendeu Alvorada e Tocantins? Por que os clubes do estado, em sua opinião, não colhem bons resultados dentro de campo?

        A principal falha no futebol tocantinense, em minha opinião, é a falta de estrutura, o que diminui a competitividade do futebol estadual. A cada ano a situação melhora um pouco, mas ainda está muito longe dos grandes centros do futebol brasileiro. A curva ascendente depende muito da Federação Tocantinense de Futebol (FTF), que, só assim, poderá tornar o futebol local cada vez mais forte.

          Com relação ao Tocantinópolis-TO, posso dizer que é o clube de melhor estrutura do estado, com CT (centro de treinamento) e estádio próprios, e que tem mais condições de alavancar o futebol tocantinense. O clube sempre paga os salários em dia, numa direção do [vice-presidente] Salim Rodrigues Milhomem a qual considero muito importante.

       Dos clubes em que você passou no Brasil, algum deles deixou de lhe pagar em dia os salários? O que foi alegado, na época? Como foi resolvida a situação?

        Sim, já aconteceu de eu ter salários a receber. A desculpa dos dirigentes era sempre a mesma, de falta de dinheiro. Porém, nunca sai de um clube por onde joguei sem receber, o que considero muito positivo.

              DPMM FC (Brunei)

          Como se deu a negociação que motivou sua contratação pelo DPMM FC? O que foi determinante para você aceitar a proposta do clube?

            Eu fui até Brunei em agosto de 2011, passei por duas semanas de testes (físicos e amistosos) e aguardei contato do clube. Retornei ao país em outubro do mesmo ano, já para assinar o contrato. O que me levou a aceitar o acordo com o DPMM FC é a tranquilidade que o país possui para se viver. Claro, acredito que vou aparecer para o futebol mundial [o único clube profissional de Brunei (veja todos os detalhes) atua na liga nacional de Cingapura (S League), na 1ª Divisão].

          Como é o contato com a família, no Brasil?

           A diferença de fuso horário Brasil/Brunei é de dez horas. Portanto, quando é noite aqui, dia aí no Brasil, é que aproveito para conversar com os familiares, pela internet e telefone. Geralmente, às 20h (10h horário de Brasília).

           O DPMM disputa a S League, a 1ª Divisão de Cingapura, em razão do amadorismo completo do futebol local. Como são os deslocamentos para os jogos?

Viajamos para Cingapura de avião, num deslocamento que dura apenas duas horas. As 13 equipes jogam em partidas de ida e volta, todos contra todos [Cingapura tem apenas 710 km² de área (a cidade de São Paulo abrange 2.145 Cingapuras), no que os clubes estão muito perto uns dos outros, facilitando as viagens do DPMM FC].

O que pode dizer da infraestrutura do clube e da qualidade de seus companheiros?

A estrutura física no DPMM é muito boa. O clube tem dois campos de treinamento muito boms e um estádio de qualidade [Jerudong Park Mini, de 30.000 lugares], com academia. O elenco que está sendo montado conta com quatro estrangeiros, sendo dois brasileiros, o meia croata Ivan Jerkovic, além do atacante ganês Osman Bashiru, de 22 anos.

Considero-me um vencedor por ter sido aprovado nos testes. Em 2011, cerca de 40 jogadores de várias nacionalidades passaram por avaliações no DPMM FC, uma plena demonstração da dificuldade para ser contratado pelo clube bruneiano.

Em sua opinião, em qual divisão nacional o DPMM FC estaria se escolhesse disputar o Campeonato Brasileiro?

Bem, ainda não começou a liga nacional [a temporada 2012, nos moldes do calendário brasileiro, deve iniciar apenas em meados de fevereiro], mas pelos amistosos que fizemos, acredito que o DPMM poderia jogar uma Série C de Campeonato Brasileiro. Em minha opinião, o país ainda está desenvolvendo o futebol profissional [durante quase dois anos, Brunei esteve suspenso pela FIFA (veja aqui – texto 2), o que resultou na paralisação do campeonato local, da seleção e do DPMM, que não poderia disputar jogos internacionais].

Daqui a algum tempo, acredito que as coisas vão melhorar, porque o país tem bons valores, bons jogadores nas divisões de base que, futuramente, vão elevar a qualidade do futebol local, assim como da seleção nacional [a liga nacional de Brunei, por exemplo, já recomeçou (veja aqui)]

Você vive na capital de Brunei, Bandar Seri Begawan, de 140 mil habitantes. O que tem para fazer nas horas vagas? O que pode dizer da cidade?

Nas horas vagas, costumo frequentar restaurantes com alguns companheiros de time e também ir a passeios turísticos. A cidade é impressionante, não tendo sequer um mendigo nas ruas. A qualidade de vida em Bandar Seri Begawan é muito boa, a população vive muito bem. Não há venda de bebidas alcoólicas, contribuindo para uma cidade ainda melhor, bastante organizada e limpa. A distância da minha casa para os campos de treinamento são de 15 a 20 minutos, de carro.

Desde quando está no país? O que foi mais difícil para se adaptar?

Estou em Brunei exatamente desde 5 de outubro de 2011. O fuso horário é de dez horas de diferença em relação ao Brasil e, nos primeiros dias, foi difícil dormir. Quanto ao idioma, a língua oficial é o malaio, mas aqui se fala também o inglês. Não tive, por isso, muita dificuldade nesse aspecto, pois falo um pouco de inglês. Agora, estou me esforçando para aprender a língua local.

O Índice de Desenvolvimento Humano (IDH) da ONU aponta que Brunei é o 33º melhor país para se viver, com 0.838 (o Brasil, por exemplo, é 84º, com 0.718). O que pode dizer da qualidade de vida no país?

Eu colocaria Brunei ainda mais no topo desse ranking, pois aqui se tem a verdadeira paz. Um país cheio de natureza e sem violência e pobreza, principalmente para mim, acostumado a ver no Brasil situações precárias em vários setores da sociedade.

            SOBRE TALES RICARTE

Nome completo: Tales Ricarte dos Santos “Santos”

Data de nascimento: 1º de junho de 1984 (27 anos)

Posição: zagueiro

Clubes: Ituiutabana-MG (2002-04), Rio Branco-PR (2002), Seleção Sub-19 do Paraná-PR (2002), São Cristóvão-RJ (2003), La Rhodienne/Bélgica (2005-06), Aparecida-GO (2007-09), Alvorada-TO (2008), Tocantins-TO (2009), Vila Aurora-MT (2010), Formosa-DF (2010), Comercial-MS (2011), Tocantinópolis-TO (2011) e DPMM FC/Brunei (2012-atual)

Planotatico.com

2023 - TocNotícias - Todos os direito reservados.