Time da Capital entrou em campo podendo perder por uma diferença de 3 gols, e a partida terminou no 1 x 1.
Por ter vencido a partida de ida no Estádio Bigodão, em Colinas por 5 x 2, o Tocantins entrou em campo com a vantagem de poder perder por uma diferença de três gols e nem precisou utilizar deste benefício. O gol do Tocantins foi assinalado pelo atacante Jócion. Rafael fez o gol do Colinas. As duas equipes já haviam garantido o acesso à elite do futebol tocantinense 2012. Pela conquista do título, a diretoria do time da Capital vai pagar R$ 25 mil de prêmio ao elenco.
A PARTIDA
O jogo rendeu dez cartões amarelos, quatro para o Colinas e seis para o Tocantins, e dois vermelhos, ambos para a equipe do Colinas - para os jogadores Ricardo e Rafael. A partida foi bem disputada e as duas equipes tiveram bons momentos em campo.
Nos minutos iniciais do primeiro tempo, o Tocantins demonstrou um pouco mais de superioridade. Porém, o time visitante saiu na frente. Aos 22 minutos, após uma confusão na área, o goleiro Santos cometeu um pênalti. Rafael cobrou e abriu o placar para o Colinas. A abertura do placar deu um ritmo diferente ao jogo, os visitantes começaram a atacar mais armando boas jogadas pela lateral-direita, que resultou em um chute perigoso do meia Marcinho aos 27 minutos. A bola passou rente ao poste esquerdo do Tocantins. O Colinas fez sua primeira substituição ainda no primeiro tempo, quando Oliveira sentiu a perna e foi substituído por Ricardo. As outras foram feitas na segunda etapa, aos 17 minutos, com a entrada de Romério no lugar de Marcinho. E aos 30 minutos, Arismar substituiu Léo Pires. O Tocantins fez todas as suas substituições no segundo tempo. Aos 32 minutos, entrou Rafael Fortaleza no lugar de Alan. Aos 34, Dourado no lugar de Thauan, e aos 35, Tam entrou no posto de Alisson.
2º Tempo
Na segunda etapa, os jogadores do Colinas reclamaram que os atletas do Tocantins estariam atrasando o jogo, e em meio à confusão, o atacante Ricardo foi expulso aos 27 minutos, e dez minutos depois Rafael, que já tinha cartão amarelo levou o segundo por reclamação e foi expulso. Com dois a menos a equipe tentou se segurar para não levar mais gols, mas aos 39, o atacante Jócion marcou e deixou tudo igual no Nilton Santos, consolidando o título para os donos da casa.
O meia Alexandre, do Tocantins levou além da medalha de campeão, o posto de melhor jogador do campeonato, juntamente com o Gerbs, do Colinas. A entrega da premiação foi feita pelo vice-presidente da Federação Tocantinense de Futebol (FTF), José Pinto.
DESPEDIDA
O jogo de ontem também marcou a despedida do assistente de arbitragem Antônio Francisco Parreão dos campos tocantinenses. Na profissão há 21 anos, ele já trabalhou semana passada como assistente na partida disputada entre Santos 0 x 1 Grêmio, e oito finais de campeonato no Estado.
Ficha Técnica
Fonte: Reinaldo de Jesus Cisterna e Alessandra Brito/JT