A reforma da pista foi concluída no ultimo dia 23 de janeiro e aguarda a liberação da Agência Nacional da Aviação Civil – Anac para voltar a operar.
Nesta terça-feira, 31, o deputado federal César Halum (PSD/TO), em seu retorno do recesso parlamentar, teve como primeira ação uma audiência com o diretor da Anac, Cláudio Passos, que na ocasião representou o presidente, Marcelo Guaranys, que se encontra em missão oficial, para solicitar agilidade na vistoria das obras e reformas feitas no aeroporto. Segundo César Halum, técnicos já fizeram uma inspeção na sinalização da pista, teste de aquaplanagem e atrito e aguarda somente o envio dos relatórios para que a Anac possa fazer a liberação do aeroporto.
“Araguaína é o principal centro econômico do Estado, é a ‘Capital do Boi Gordo’, polo universitário e de saúde, ou seja, depende muito de um aeroporto em pleno funcionamento. Já são cinco meses de paralisação, e por mais que seja temporária, causa grandes prejuízos à competitividade comercial do Município”, argumentou Halum ao diretor da Anac, Cláudio Passos, que afirmou que aguarda o envio do relatório da secretaria de Infraestrutura do Tocantins para agilizar a liberação do aerorporto. “Assim que o relatório dos testes feitos estiver em nossas mãos, vamos atender a solicitação. Em alguns casos não se faz necessário o envio de técnicos ao aeroporto, o que agilizaria, em outros casos técnicos de Brasília ou Rio de Janeiro são enviados ao local”, disse Passos.
Com investimentos da ordem de R$ 12 milhões, a reforma da pista de pouso e decolagem do aeroporto é fruto de um convênio entre o governo Federal, Estadual e Municipal.
Ascom/Gab.Dep.Cesar Halum