O encontro reuniu todos aqueles que se inscreveram para ocupar espaços com a instalação de quiosques e bares que irão funcionar durante o período de festas que está marcado para começar dia 17 com o Carnaval do Maranhão do Sul, e só terminará na madrugada da quarta-feira de cinzas (22). Ao todo serão instaladas 100 barracas no corredor da folia, todas padronizadas nas cores: vermelha e amarela.
Na reunião ficou decidido que as bebidas que serão comercializadas no carnaval deverá ser toda em vasilhames descartáveis. Está proibida a presença de crianças ou adolescentes fazendo qualquer atividade de trabalho durante o carnaval, mesmo que seja apenas para ajudar nos serviços das barracas. Não será permitido também o uso de facas ou facões nas dependências do carnaval, ou seja, nas barracas.
Outro assunto discutido na reunião estava relacionado à higiene dos locais de vendas de comida e bebida, bem como sobre a coleta do lixo produzido dentro do circuito carnavalesco. Cada dono de barraca terá de fazer a coleta seletiva para evitar poluição da área que deve reunir por noite uma média de 10 mil pessoas.
Para o Secretário de Cultura de Porto Franco, Vaner Marinho nesse período do ano, a exemplo da temporada do Réveillon, São João e Expofran, o Carnaval também serve para que os trabalhadores do comércio informal obtenham uma renda extra para ajudar no sustento de suas famílias.
De acordo com a Secretária de Administração da Prefeitura de Porto Franco Valderice Neves, a segurança do carnaval ficará a cargo da Policia Militar e de segurança particular que deve contar com cerca de 30 homens. Equipes da Secretaria de Saúde e do SAMU 192 também vão ficar de prontidão no circuito da folia. Um dado revelado durante a reunião que chamou a atenção foi o número de ocorrências registrado no ano passado durante o carnaval, apenas seis ocorrências de natureza leve que não causou nenhum transtorno ao folião ou à festa.
A Próxima reunião sobre assuntos ligados ao carnaval acontecerá dia 13 de fevereiro para que seja feito os últimos acertos da festa e a coleta das taxas de ocupação da área onde serão instaladas as barracas. No dia (15), as equipes da Coordenação do evento vão estar na Praça do “Côco” para dá início à montagem da estrutura. Ainda de acordo com os organizadores, a bebida que será comercializada na festa este ano, será fornecida pelas distribuidoras instaladas em Porto Franco, com o objetivo de garantir aumento da renda e da arrecadação local.
Ascom/Prefeitura de Porto Franco