Na abertura oficial dos trabalhos, a Corregedora destacou que a missão da Corregedoria é “colaborar para melhoria da prestação jurisdicional no âmbito da justiça do 1º grau, orientando, fiscalizando e controlando a atividade judicial, administrativa e extrajudicial, viabilizando ao cidadão a eficiência, celeridade e eficácia dos serviços”. Ressaltou ainda “ser fundamental o exercício da atividade preventiva, antecipando à ocorrência de eventuais dificuldades, cultivando a importância do papel orientador deste Órgão Censor”, disse a Desembargadora Ângela Prudente.
Além da Corregedora participam dos trabalhos correicionais a Juíza Auxiliar da Corregedoria, Flávia Afini Bovo e equipe de assessores e servidores do órgão Censório.
Participaram da solenidade de abertura o Juiz Diretor do Foro, Dr. José Carlos Ferreira Machado; o Juiz da Vara Criminal, Dr. José Eustáquio Melo Júnior; a Defensora Pública, Drª. Isakyana Ribeiro de Brito Sousa; o Promotor de Justiça, o representante da OAB, Dr. Sebastião Alves Medonça Júnior; o Delegado Regional de Polícia, Dr. Tiago Daniel de Morais; o delegado de polícia Dr Rommel Rubens Costa Rabelo, o Comandante da 5ª CIPM, Major João Márcio da Costa Miranda; o Secretario Municipal de Agricultura, Salomão Gomes de Sousa; o Chefe do Detran em Tocantinópolis, Alziro Gomes Neto “Alzirinho”; os advogados militantes da Comarca, Dr. Geovane Moura Rodrigues, dr. Angelly Bernardo de Sousa, Dr. Marcelo Rezende Queiroz Santos e Dr. Marcilio Nascimento Costa; o presidente da ACITO, Evandro Guimarães, servidores da Comarca, Oficiais e Notários das serventias extrajudiciais, demais autoridades municipais e populares.
O primeiro a discursar no evento foi Excelentíssimo Juiz Substituto da Comarca Dr. José Carlos Ferreira Machado, que após cumprimentar todos os presentes o magistrado lembrou-se do Dr. Clementino, defensor público recém aposentado que não pode comparecer ao evento, e que se estivesse presente receberia uma homenagem e citou ainda que sabia da importância deste trabalho de correição, e aproveitando a ocasião solicitou em público a todos os profissionais do poder judiciário, cartorários e integrantes extrajudiciários que fornecessem toda e qualquer informação e documentação necessária tanto para a desembargadora quanto para sua equipe e disse também que estava a disposição neste mesmo sentido.
Em seguida falou o representante da OAB na seccional de Tocantinópolis Dr. Mendonça, que falou sobre os vários problemas que enfrentaram e enfrentam aqui no município, e citou ainda sobre a presença dos dois Juizes, Dr. Euzébio e Dr. José Carlos, que apesar do pouco na cidade está sendo marcante nesta comarca.
Mendonça pediu em sua fala que a desembargadora olhasse com mais carinho sobre a questão do Fórum de Nazaré, que está abandonado e com suas portas fechadas. O advogado explicou ainda que se conseguirem abrir as portas daquele Fórum, com certeza desafogaria o andamento dos processos na comarca de Tocantinópolis.
Após a solenidade a Corregedora-Geral, acompanhada do Diretor do Foro, visitou as instalações do prédio, conhecendo os servidores e rotina de trabalho.
Com Informações da Ascom/TJTO