Vinte clubes farão parte da terceira divisão e serão divididos em dois grupos de dez, onde haverá jogos de turno e returno, classificando-se os quatro melhores de cada chave. A partir da fase seguinte, a competição vira um mata-mata, sistema que agrada à emissora. Antes, os times eram divididos em quatro grupos de cinco, o que fazia a duração do torneio ser de pouco mais de dois meses.
"Essa mudança torna o campeonato mais interessante para o público. Antes era um torneio insosso", disse Marcelo Campos Pinto, diretor executivo de esportes da Globo ao site "UOL Esporte".
A negociação pelos direitos de transmissão foi feita com a CBF, diferente do que ocorreu nas séries “A” e “B”, quando as tratativas foram feitas de forma individual com cada clube. A Confederação Brasileira de Futebol ficará responsável pela divisão da verba para os clubes, mas o valor total não foi divulgado.
A Série “C” terá início em 27 de maio, com a final sendo realizada no término de novembro. Os times que participam da competição são: Santa Cruz (PE), Cuiabá (MT), Salgueiro (PE), Duque de Caxias (RJ), Macaé (RJ), Águia (PA), Chapecoense (SC), Guarany (CE), Icasa (CE), Tupi (MG), Madureira (RJ), Caxias (RS), Araguaína (TO), Paysandu (PA), Fortaleza (CE), Vila Nova (GO), Brasiliense (DF), Luverdense (MT), Oeste (SP) e Santo André (SP).
Sidneyrezende.com