Motivo, o diretor de competições da CBF, Manoel Flores, disse na quarta-feira (8), a imprensa que o Araguaína está fora da competição. A entidade divulgou o novo formato do campeonato, que começa no dia 27 de maio e vai até os meados de novembro, mas sem citar o nome dos 20 clubes. A FTF vai encaminhar ainda hoje toda documentação que já havia enviada em novembro para CBF informando a situação do filiado sobre a participação na Série “C”. E assim que o presidente Leomar Quintanilha tiver uma posição oficial do mandatário Ricardo Teixeira, irá se pronunciar sobre quais os caminhos que serão tomados.
Ofícios
De acordo com a FTF, a entidade enviou dois ofícios para o departamento técnico de competições da CBF, “um no dia 8 e outro no dia 23 de novembro do ano passado”, solicitando informações sobre a participação do Araguaína na Série “C” deste ano, já que informações publicadas na imprensa nacional davam como certo um possível acordo entre o Rio Branco (AC) - clube rebaixado na competição - com a CBF e o Superior Tribunal de Justiça Desportiva (STJD). Nesses ofícios, a FTF solicitava ainda que a CBF reposicionasse o clube na classificação final da Série “C”, uma vez que o time do Acre havia sido rebaixado e até então o Araguaína aparecia na quinta colocação. "Apesar de a CBF não ter nos enviado nada por escrito, pelo menos no site oficial dela agora aparece o Araguaína em quarto lugar, à frente do Rio Branco. Acho que isso é uma grande prova a favor do nosso filiado", disse Soares, que ontem concedeu entrevista no Programa CBN Esportes, da Rádio CBN Tocantins, e disse que a FTF iria até as últimas instâncias para defender o Araguaína.
Araguaína
O diretor do departamento jurídico do Araguaína, Israel Vasconcellos, disse que vai trabalhar junto com a FTF para achar melhores alternativas para solucionar a questão. "Estamos convictos de que o Tourão do Norte disputará a Série ‘C’ e acreditamos que a CBF não irá rasgar o regulamento que ela mesma fez", ressaltou o dirigente, alertando ainda que o Araguaína não irá abrir mão dos seus direitos. "Por enquanto vamos aguardar esta conversa do presidente Leomar Quintanilha com Ricardo Teixeira para sabermos o que faremos depois."
Rebaixado
Em julgamento realizado no dia 13 de outubro do ano passado, o Pleno do Superior Tribunal de Justiça Desportiva (STJD) decidiu manter a exclusão do Rio Branco (AC) do Campeonato Brasileiro da Série “C”. O clube acreano foi punido por ter recorrido à Justiça Comum, ao lado da Federação Acreana de Futebol, contra decisão da Procuradoria de Defesa do Consumidor daquele Estado, que interditou o estádio Arena da Floresta. A decisão do STJD foi por 4 votos a 1.
Reinaldo de Jesus Cisterna/JT