Tocantinópolis - TO
TOCNOTÍCIAS Vocês Fazem a Notícia, Nós Apenas Divulgamos!
Siga-nos
Facebook Youtube Twitter

Brasil define regras entre médicos e indústrias

Data do post: 15/02/2012 11:33:14 - Visualizações: (768)

Objetivo é tornar transparente relação entre médicos e a indústria e evitar o conflito de interesse

Um acordo pretende disciplinar as relações entre médicos e indústria farmacêutica no país. O Conselho Federal de Medicina (CFM) e a Associação da Indústria Farmacêutica de Pesquisa (Interfarma) assinaram um protocolo para diminuir a influência de brindes e viagens na conduta clínica dos profissionais de saúde.

A inexistência desses critérios trazia suspeitas de pressões indevidas de laboratórios em favor de medicamentos para as mais diversas patologias. Há casos em que, para
Publicidade
ganhar simpatias, os laboratórios até reembolsam os gastos em viagens internacionais de familiares de médicos influentes.

Mas, para o presidente do Conselho Federa de Medicinal, Roberto D'Ávila, a fiscalização de todos vai acabar com certas complacências morais. “Soubemos de casos em que o convite para um Congresso tinha até programas turísticos”.

Jadelson Andrade, presidente da Sociedade Brasileira de Cardiologia, afirmou que o paciente é quem sairá ganhando com a transparência no setor. Andrade lembrou ainda que antes desse documento não havia limites éticos para médicos e laboratórios.

O presidente da Interfarma, Antonio Brito, concordou que o paciente e a sociedade sairão ganhando com a transparência ética na medicina. Brito afirmou que houve pressão social para tirar a relação entre médicos e laboratórios da zona cinza.

Os representantes das entidades médicas agora querem trazer para o mesmo território ético a indústria de equipamentos de saúde. Eles lembram que esse setor também tem larga influência e precisa de acordo semelhante ao dos laboratórios, que é inédito no mundo. (Jovem Pan)

2023 - TocNotícias - Todos os direito reservados.